Na era da Inteligência Artificial (IA) e do aprendizado de máquina, tarefas que antes levariam horas para serem concluídas podem ser resolvidas em instantes com um comando chamado “prompt”: um texto, pergunta ou conjunto de instruções que um usuário fornece a uma IA generativa para que seja executada uma demanda específica. Para contribuir com quem atua na Educação Básica em todo o Brasil, no conhecimento das potencialidades dessas ferramentas no contexto educacional, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançaram, nesta segunda-feira (08), o “Curso de Inteligência Artificial para Educadores”.
Além de colaborar com a promoção do letramento digital e a inovação no contexto escolar, o curso é uma oportunidade de reflexão sobre a utilização da IA no ambiente de estudos, seja ele universitário ou de escolas dos níveis fundamental e médio. Os temas, que serão abordados durante as 30 horas de curso, estão conectados com as políticas públicas nacionais de inovação e educação digital, como a Política Nacional de Educação Digital (PNED) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O curso é totalmente gratuito, on-line e autoinstrucional (que permite a gestão do tempo e o aprendizado autônomo). Ao todo, são ofertadas 40.250 vagas, sendo 250 para o público interno da UFRN, composto por docentes que atuam na Educação Básica da Rede Pública de Ensino, docentes do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) e estudantes dos cursos de licenciatura a distância do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). As demais vagas são destinadas ao púbico externo, para os mesmos perfis citados anteriormente.
As inscrições podem ser feitas via SIGAA e estarão abertas até 10 de outubro de 2025, sendo necessário, o envio de comprovante de identificação pessoal com foto (frente e verso) do RG e CPF ou do passaporte. Também deve ser enviado algum documento que comprove a atuação na rede básica de ensino, como: declaração emitida pela instituição de ensino, assinada e datada no mês vigente; portaria; ato de nomeação; carteira de trabalho ou contracheque.
As orientações de como se inscrever em um curso de extensão na UFRN podem ser visualizadas através do link https://wp.info.ufrn.br/admin/portal-ufrn/wp-content/uploads/sites/3/2022/09/Manual-Extens%C3% A3o.pdf.
Dúvidas e pedidos de informação poderão ser enviados para o seguinte e-mail: cursointeligenciartificialufrn@sedis.ufrn.br.