Notícias

Lara Freitas e Micaeli Soares, componentes do Núcleo de Material Educacional Digital (MED) da Secretaria de Educação a Distância (SEaD), ministrarão, no dia 22 de outubro, uma oficina intitulada “Criação de Material Educacional Digital: audiovisual e revisão linguística como importantes instrumentos para o ensino”, a qual tem como público-alvo professores das modalidades presencial e a distância.

Tal atividade foi pensada com o propósito de apresentar a SEaD e alguns dos trabalhos realizados pela equipe, os quais podem contribuir significativamente para a construção das aulas desenvolvidas pelos docentes. Para isso, serão explicados os passos do processo, assim como novos atributos que o MED oferece, de modo a criar um diálogo com os professores, aproximando-os da SEaD. 

Nesse sentido, convidamos a todos para participar!

 

Localização da SEaD

 O prédio da SEaD é de número 68, localizado entre o Instituto de Letras e Artes (ILA), próximo ao CEAMECIM, em direção ao CAIC.

Clique no mapa para ampliar.

 

 

Com o tema Extensão Universitária: Fazeres e Saberes Populares, a 17ª Mostra da Produção Universitária (MPU) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG segue com as inscrições abertas para participar das oficinas, até a próxima quarta-feira, 26/09. Neste ano, a MPU está com a isenção de taxas para todos os participantes.

O evento acontece de 1º a 3 de outubro, no Campus Carreiros, em Rio Grande. A modalidade a distância também estará contemplada na 17ª MPU, através da MPU Online, em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEaD) e a Secretaria de Comunicação Social - Secom. 

Confira a programação das oficinas para o seu Campus ou Polo EaD e inscreva-se

 

 


 

Os cursos de Especialização a distância para Professores de Matemática e de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecem 300 vagas, distribuídas no polo Rio Grande (FURG) e em outros oito municípios no Estado. As atividades letivas de ambos os cursos serão iniciadas em novembro de 2018. As candidaturas poderão ser submetidas até o dia 03 de outubro, exclusivamente on-line, pelo Sistema de Inscrições dos cursos de Pós-Graduação da FURG (https://siposg.furg.br/).


A Especialização a distância para Professores de Matemática é destinada a graduados em Física, Química e Matemática (Licenciatura e/ou Bacharelado). As vagas serão divididas, 30 em cada, nos polos de Rio Grande, Novo Hamburgo, São Francisco de Paula, Sapucaia do Sul e São Lourenço do Sul. Já o curso de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal será ofertado, além do polo FURG Rio Grande, nos polos de São José do Norte, Esteio, Picada Café e Santana do Livramento, com o mesmo quantitativo de vagas. Graduados em qualquer área do conhecimento podem concorrer.


Os candidatos serão classificados mediante análise da Ficha de Inscrição e do currículo. No caso do curso de Especialização a distância para Professores de Matemática, haverá também avaliação da Carta de Intenções.

A FURG também é Polo associado EaD


A FURG passou em 2018 a ser integrada ao Sistema UAB, tendo sido aprovada pela qualificação de sua infraestrutura física, tecnológica, documental e de recursos humanos para ser polo associado. O Polo consiste em uma estrutura acadêmica de apoio (pedagógico, tecnológico e administrativo) às atividades de ensino-aprendizagem dos cursos e programas de Educação a Distância. A nova participação conquistada pela FURG permite a oferta dos cursos de graduação e pós-graduação a distância da FURG e de outras instituições integrantes do Programa na estrutura da própria Universidade.


Conforme a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Narjara Garcia, a proposta de trazer a Educação a Distância para o interior do campus Carreiros é possibilitar, principalmente, o investimento na formação continuada de professores e o acesso aos cursos EaD da FURG às pessoas da região que não possuem condições de frequentar os cursos presenciais da Universidade. “Essa ação beneficiará a população de Rio Grande em geral, em especial os estudantes egressos dos cursos de graduação, professores nas ações de formação continuada e as pessoas que não dispõem de tempo para assistir às aulas em horários predefinidos”, elenca.