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Jandré Batista
jandrecorrea@furg.br



Comissão do MEC realizará em 25 e 26 de março processo de reconhecimento do curso de Licenciatura em Ciências

Uma das oportunidades formativas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na modalidade a distância, o curso de Licenciatura em Ciências, passará pelo primeiro processo de avaliação do Ministério da Educação (MEC) a partir de 25 de março. A graduação está em funcionamento na FURG desde 2013, pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com abrangência em seis municípios no interior do Estado. Pela atuação da Universidade, mais de 60 professores estão habilitados para o Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental e aproximadamente 40 acadêmicos estão em processo de formação.

Durante as atividades locais da Comissão de Avaliação do MEC, em 25 e 26 de março, estão previstas reuniões com a coordenação de curso, técnico-administrativos, professores, tutores e estudantes e análises do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), entre outros documentos que identificam as diretrizes para o Ensino Superior e o desempenho de professores e gestores.

O curso consolidou como proposta pedagógica o trabalho com interdisciplinas, exigindo a interação de professores e tutores para o desenvolvimento das atividades que articulam diversos saberes. “O Ensino se torna mais significativo se consideramos os diferentes saberes das áreas que integram as Ciências Naturais e Exatas; o quanto esse Ensino pode ser dinâmico e experimental”, explica o coordenador do curso, Daniel Silveira. Outro diferencial da Licenciatura em Ciências da FURG é a destinação aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Esse desenho resultou da identificação de uma demanda emergente: a carência de profissionais qualificados para trabalharem com o Ensino de Ciências, nessa faixa escolar, no interior do Estado.

Histórico e Perspectivas

Licenciatura em Ciências, na modalidade a distância, foi idealizada em 2009 na FURG no Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim), por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Como resultado, após aprovação do MEC, via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Universidade, em 2013, ofereceu turmas nos municípios de São Lourenço do SulSanta Vitória do PalmarSanto Antônio da Patrulha, Mostardas e Cachoeira do Sul. Nesse processo, 64 estudantes concluíram formação.

A segunda oferta, com conclusão prevista em 2021, também atendeu as comunidades de São Lourenço do SulSanta Vitória do Palmar Santo Antônio, com o acréscimo de Novo Hamburgo. Atualmente, o curso conta 37 estudantes. A expectativa, mediante liberação de recursos pela Capes/MEC, é de que sejam oferecidas 150 vagas no segundo semestre de 2019, distribuídas nos polos de Santana do LivramentoSão SepéRestinga SêcaCachoeira do SulEsteio e Balneário Pinhal.

Para valorizar a expressão comunicadoras, empenhadas em contribuir com o empoderamento feminino, o projeto “Radioweb eXperimental”, canal educativo desenvolvido na Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), selecionou uma série de podcasts (arquivos de áudio) sobre temas de interesse do universo feminino, produzida por comunicadoras digitais dedicadas à protagonização da mulher em suas narrativas. A ação integra as atividades do Março Lilás na FURG, voltado à valorização da mulher, ao combate à violência e à busca pela igualdade de gênero.    

Os canais de áudio, reunidos na playlist (lista de reprodução) "LILAC’S Podcasters" (https://salapodcast.furg.br/podcast/lilacs), envolvem diversos temas, como finanças, notícias, audiovisual, tecnologia, ciência, esporte e feminismo; todos focados na vida da mulher em sociedade. Os podcasts foram selecionados pela equipe da SEaD pelo interesse em divulgar produções de comunicadoras que pautam o tema de forma alternativa em relação aos veículos de comunicação tradicionais, centrados, muitas vezes, no universo masculino e em abordagens de objetificação da mulher. “Trazemos para nossa reflexão algumas falas de mulheres que estão empenhas em tratar dos assuntos que nos interessam, da nossa vida na sociedade”, explica a coordenadora do projeto, Zélia do Couto.

A playlist LILAC’S Podcasters está aberta a contribuições. Os interessados em enviar sugestões podem encaminhá-las pelo endereço https://salapodcast.furg.br/como-publicar. No site da “Radioweb eXperimental", estão acessíveis outros projetos com listas de áudio: o "Histórias que navegam", dedicado ao incentivo à leitura para crianças; e os materiais produzidas durante a Semana de Integração da Educação a Distância, sobre a docência mediada por tecnologias de comunicação e informação.

 

 

 

 

Professores, tutores  e demais profissionais que atuaram na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em 2018 como bolsistas do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) podem obter o comprovante de rendimentos, para fins de declaração de Imposto de Renda, diretamente no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), agência responsável pelo repasse dos recursos do Programa. A consulta pode ser realizada em http://informerendimentos.capes.gov.br/. Pela sua caracterização como bolsa, os rendimentos não são considerados para fins de tributação. 

Jandré Batista
jandrecorrea@furg.br 


Inscrições serão realizadas até 18 de março na Secretaria de Educação a Distância da FURG

Profissionais das áreas de Matemática ou Computação podem concorrer à vaga de tutoria a distância do curso de Especialização para Professores de Matemática, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) via Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições serão recebidas até segunda-feira (18), na Secretaria de Educação a Distância (SEaD), das 9h às 11h30 e das 14h às 17h. Para participar do processo seletivo, entre outros critérios previstos no Edital, os candidatos deverão possuir especialização concluída ou estar matriculados, minimamente, em curso de mestrado.

Também são requisitos para concorrer à bolsa UAB, que demanda 20h semanais de atividades, a comprovação de experiência de pelo menos um ano de magistério e a disponibilidade para viagens aos polos Educação a Distância. A seleção será realizada mediante entrevista e análise de títulos, que deverão ser entregues no momento da inscrição. A definição do valor da bolsa (R$ 765,00) e o repasse dos recursos financeiros são de responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

Edital - Tutoria a Distância (Especialização para Professores de Matemática)