EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O curso EaD propõe uma educação online, mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação, no qual o conhecimento é construído através de aulas assíncronas, disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA/FURG, de encontros síncronos, mediante a utilização de plataformas de webconferências e encontros presenciais nos polos de apoio.
O polo de apoio é uma estrutura física, mantido pelos municípios parceiros, de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo, presenciais, às atividades de ensino-aprendizagem dos cursos de Educação a Distância. É nos polos de apoio que os estudantes entram em contato com tutores e professores, presencialmente, e têm acesso à biblioteca e aos laboratórios de informática, biologia, química e física.
Na FURG são ofertados cursos de graduação (licenciatura, bacharelado e tecnólogo), especialização e aperfeiçoamento (extensão).
Apesar do curso EaD propor uma educação online, mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação, durante o processo o estudante será solicitado pelos professores a estar presente nos polos de apoio e/ou nos Campi da FURG para realizar atividades e avaliações presenciais. Nesse sentido, o estudante EaD deve saber que seu curso não é 100% virtual como a nomenclatura remete. Por isso, é importante ler os editais de seleção e conferir se o curso encontra-se lotado numa cidade em que possa fazer o deslocamento presencial até a sede, sem prejuízos, principalmente em situações de estágios curriculares, defesas de trabalho, tutorias, avaliações presenciais e práticas profissionais.
Depende! É possível fazer um curso à distância mesmo que na sua cidade não tenha um polo, desde que você consiga se deslocar para a cidade do polo selecionado no processo seletivo para comparecer nos encontros presenciais determinados pelo curso.
Sim, mas veja bem, o aluno EaD pode solicitar o trancamento, dentro do período estabelecido no Calendário Acadêmico da FURG. Contudo, só consegue retornar ao curso, mediante novo ingresso, via processo seletivo, uma vez que os cursos EaD não possuem oferta anual. Neste caso, o estudante pode solicitar aproveitamento das disciplinas cursadas, desde que tenha sido aprovado com nota e frequência. Portanto, se trancar o curso, não existe garantia de que ele será oferecido novamente e nem no mesmo polo.
Depende! Se for a primeira vez que o estudante estiver cursando aquelas disciplinas do curso EaD, não poderá escolher, sendo obrigatória a realização de todo percurso formativo de cada semestre. Caso o estudante já tenha realizado alguma/as disciplina/as em outro curso/instituição e solicitado aproveitamento de estudos e o mesmo for concedido, estas ele não precisa cursar.
Depende! Se o curso EaD escolhido exige na sua grade curricular estágio presencial e apresentação de TCC, então será preciso fazer.
Não! O campo de estágio não deve exceder 80 km do município polo, como garantia da disponibilidade de viatura e diárias para os deslocamentos de professores e tutores (Ordem de Serviço Nº 01/2017 – SEaD).
Sim! Todas as instituições e seus respectivos cursos devem submeter-se de forma periódica à avaliação do MEC. Inclusive, em 2019, a EaD da FURG passou por avaliação e recebeu o conceito cinco, a maior nota possível para essa avaliação. O conceito de excelência, atribuído pelo MEC, além de reconhecer o trabalho realizado, mostra a qualificação de toda a estrutura da universidade, mobilizada para oportunizar os cursos e programas de Educação a Distância.
Reportagem sobre a avaliação, disponível em: https://sead.furg.br/noticias/educacao-a-distancia-da-furg-obtem-nota-maxima-na-avaliacao-do-mec
Sim! Ao concluir um curso de graduação ou especialização a distância, você receberá a mesma titulação de quem se formou na modalidade presencial.
INGRESSO
Na FURG, não! Pois a universidade, desde 2022, realiza Processo Seletivo Específico nos polos de apoio, no qual o candidato faz uma redação para concorrer às vagas.
Não! Diferente de um curso presencial, na modalidade EaD a oferta dos cursos não acontecem ininterruptamente, pois os cursos são articulados por meio de editais da Capes. Dessa forma, não é possível ter uma previsão de quando haverá um novo Edital e quais cursos serão articulados.
Não! Geralmente, as vagas são previstas de acordo com o Edital UAB proposto e a quantidade de vagas por polo é estipulada de acordo com o Estudo de Demandas realizado pelo Fórum Estadual de Coordenadores de Polo UAB - FECOUAB/RS e a articulação da Universidade com os municípios parceiros. Logo, em cada oferta de um curso EaD pode variar os polos e as quantidades de vagas.
Na FURG, as vagas dos cursos de graduação e pós-graduação EaD são oferecidas mediante editais, nos quais os estudantes precisam realizar processos seletivos. Para os cursos de Graduação os editais podem ser acompanhados pelo site da COPERSE/FURG em https://coperse.furg.br/ e os da Pós-Graduação no site do SIPOSG/FURG em https://siposg.furg.br/.
Depende! Segundo a legislação brasileira, é proibido uma mesma pessoa ocupar, na condição de estudante, simultaneamente, no curso de graduação, duas vagas, no mesmo curso ou em cursos diferentes, em uma ou mais de uma instituição pública de ensino superior em todo o território nacional. Só é possível fazer dois cursos de graduação ao mesmo tempo se um for em instituição pública e o outro em instituição privada, ou ainda se forem cursos de instituição pública, de níveis diferentes, como uma graduação e uma pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado).
LEI Nº 12.089 DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009, disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12089.htm
SENDO ESTUDANTE NA EaD
Na modalidade EaD o sucesso acadêmico depende, em grande parte, da sua dedicação e participação em todas as atividades do curso. Logo, o estudante EaD precisa ter autonomia, responsabilidade e comprometimento, bem como ser organizado, ter planejamento e administração do tempo para os estudos.
Uma aula EaD pode ser síncrona ou assíncrona, sendo que o formato assíncrono é a forma mais utilizada pela modalidade EaD ter como característica a liberdade na gestão do tempo.
As aulas síncronas acontecem em tempo real, com o professor e os alunos conectados ao mesmo tempo, através de videoconferências. Esse tipo de aula permite discussões ao vivo, perguntas imediatas e interações dinâmicas.
Nas aulas assíncronas, o conteúdo é disponibilizado para que o aluno acesse no seu próprio tempo. São exemplos de conteúdos: vídeos gravados, fóruns de discussão e questionários online.
Além das dinâmicas que acontecem de forma virtual, ainda há a possibilidade de encontros presenciais, sendo um momento de troca bastante valioso entre estudantes, professores e tutores.
Além de ter contato com os colegas e o professor, que é quem elabora o conteúdo e a dinâmica das aulas, o estudante também conta com um suporte adicional que é a tutoria. O tutor pode ajudar a esclarecer dúvidas, orientar na realização de atividades e oferecer feedback.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB)
O programa UAB surgiu em busca de ampliar e interiorizar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação, bem como programas de Educação Superior, por meio da educação a distância no Brasil. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Além disso, oferece cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. O objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de Ensino Superior e desenvolver um amplo sistema nacional de Educação Superior a Distância.
Para mais informações, acesse Universidade Aberta do Brasil (UAB).
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)
O AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) é uma plataforma educacional online com o objetivo de apoiar os processos educacionais do curso. O ambiente virtual é o espaço institucional onde os/as estudantes conseguem, por exemplo, conferir os conteúdos das disciplinas, em formatos multimídia variados, por meio de aulas digitais, exercícios, provas online, e muito mais. Também é o espaço em que os/as professores podem publicar e editar suas aulas, assim como, registrar a recuperação, a trajetória dos/as participantes, interagir e acompanhar a atuação dos/as estudantes.
Para mais informações, acesse Sobre o AVA FURG.