A contribuição dos cursos e programas de Educação a Distância (EaD) para a ampliação do acesso ao ensino superior em nosso país é um avanço incontestável. A expansão e a interiorização desses cursos, instituídas pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) desde 2005, possibilita a formação universitária de cidadãos que, por diversos motivos, não podem frequentar uma instituição de ensino presencial. 

Diante desse panorama, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) busca, desde o ano 2000, induzir e fomentar propostas no âmbito da EaD, acompanhando as mudanças educacionais desencadeadas pelo incremento das Tecnologias de Informação e Comunicação e sua democratização na sociedade. Em decorrência da expansão dessas ações de EaD na FURG, foi instituída a Secretaria de Educação a Distância (SEaD), em reunião ordinária do Conselho Universitário no ano de 2007. A SEaD é um órgão executivo vinculado à Reitoria da FURG, observando o Regimento Interno da Reitoria, regulamentado no Capítulo VI, Seção V no Art. 24.

A partir de 2009, as ações em EaD na FURG foram ampliadas, o que potencializou um aumento significativo na oferta de cursos, no quantitativo de estudantes atendidos, assim como na ampliação da participação dos docentes da universidade e demais colaboradores na realização de cursos, projetos e programas desenvolvidos na modalidade a distância. 

Nesse contexto, a SEaD buscou se estruturar de forma a atender às diversas demandas que se apresentavam, tais como a formação dos profissionais envolvidos na oferta dos cursos para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e para atuar na EaD, o suporte à produção de materiais pedagógicos, a logística de encontros presenciais, entre outras. 

A SEaD conta com um quadro funcional que integra Técnicos-Administrativos em Educação e Docentes de diferentes áreas do conhecimento, esses últimos, lotados em Unidades Acadêmicas da Universidade. Além dos profissionais efetivos, a SEaD apresenta uma equipe multidisciplinar composta por colaboradores e acadêmicos bolsistas, financiados pelos programas e projetos desenvolvidos nesta modalidade de ensino, para efetivação das atividades especificadas. Os bolsistas contribuem para o funcionamento da secretaria, através de ações formativas que potencializam experiências de formação continuada e extracurriculares. São ações formativas que envolvem o aprendizado de funções especializadas, como, por exemplo, o suporte tecnológico, a revisão linguística e a diagramação dos materiais didáticos para os cursos. De forma coletiva e colaborativa, a equipe de profissionais da SEaD atua em cursos, projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados à EaD na FURG, auxiliando em sua elaboração, gestão e desenvolvimento. 

O trabalho de Docentes e Técnicos na SEaD também engloba a pesquisa de ferramentas e de abordagens metodológicas que visam qualificar os processos de ensino e aprendizagem mediados pelas TDIC, bem como o planejamento e a promoção de formações direcionadas aos profissionais que atuam na EaD: professores, tutores, secretários, coordenadores de curso e de tutoria, coordenadores de polo e estudantes.  

Fonte: Educação a distância na FURG: trajetórias, proposições e desafios no cenário contemporâneo