Jandré Batista
jandrecorrea@furg.br



Comissão do MEC realizará em 25 e 26 de março processo de reconhecimento do curso de Licenciatura em Ciências

Uma das oportunidades formativas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na modalidade a distância, o curso de Licenciatura em Ciências, passará pelo primeiro processo de avaliação do Ministério da Educação (MEC) a partir de 25 de março. A graduação está em funcionamento na FURG desde 2013, pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com abrangência em seis municípios no interior do Estado. Pela atuação da Universidade, mais de 60 professores estão habilitados para o Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental e aproximadamente 40 acadêmicos estão em processo de formação.

Durante as atividades locais da Comissão de Avaliação do MEC, em 25 e 26 de março, estão previstas reuniões com a coordenação de curso, técnico-administrativos, professores, tutores e estudantes e análises do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), entre outros documentos que identificam as diretrizes para o Ensino Superior e o desempenho de professores e gestores.

O curso consolidou como proposta pedagógica o trabalho com interdisciplinas, exigindo a interação de professores e tutores para o desenvolvimento das atividades que articulam diversos saberes. “O Ensino se torna mais significativo se consideramos os diferentes saberes das áreas que integram as Ciências Naturais e Exatas; o quanto esse Ensino pode ser dinâmico e experimental”, explica o coordenador do curso, Daniel Silveira. Outro diferencial da Licenciatura em Ciências da FURG é a destinação aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Esse desenho resultou da identificação de uma demanda emergente: a carência de profissionais qualificados para trabalharem com o Ensino de Ciências, nessa faixa escolar, no interior do Estado.

Histórico e Perspectivas

Licenciatura em Ciências, na modalidade a distância, foi idealizada em 2009 na FURG no Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim), por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Como resultado, após aprovação do MEC, via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Universidade, em 2013, ofereceu turmas nos municípios de São Lourenço do SulSanta Vitória do PalmarSanto Antônio da Patrulha, Mostardas e Cachoeira do Sul. Nesse processo, 64 estudantes concluíram formação.

A segunda oferta, com conclusão prevista em 2021, também atendeu as comunidades de São Lourenço do SulSanta Vitória do Palmar Santo Antônio, com o acréscimo de Novo Hamburgo. Atualmente, o curso conta 37 estudantes. A expectativa, mediante liberação de recursos pela Capes/MEC, é de que sejam oferecidas 150 vagas no segundo semestre de 2019, distribuídas nos polos de Santana do LivramentoSão SepéRestinga SêcaCachoeira do SulEsteio e Balneário Pinhal.