O curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão - SECADI/MEC, que em parceria com a CAPES, organizaram o Curso de Extensão que visa desenvolver a formação de professores da Educação Básica, com o intuito de qualificar as práticas pedagógicas para o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva.
O que pretende
Oferecer ferramentas, conteúdos e metodologias que contribuam para a qualidade do trabalho do professor no dia a dia da sala de aula, promovendo o conhecimento sobre aspectos políticos e legais que fundamentam a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, o conhecimento sobre Educação Inclusiva, unindo a teoria e a prática do trabalho pedagógico no contexto da inclusão escolar de estudantes público da Educação Especial. Além disso, aborda aspectos políticos e legais, de participação social e direitos humanos, acessibilidade, intersetorialidade, interculturalidade e interseccionalidade.
A quem se destina
Primordialmente à formação de professores(as) da Educação Básica, que atuam em salas de aula comuns, para que possam desenvolver concepções e práticas pedagógicas alinhadas com os princípios das políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, atendendo assim ao coletivo e às singularidades dos estudantes.
Como funciona
O curso será desenvolvido por meio de acesso a plataforma própria, desenvolvida pela parceria com o LabTIME, da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da qual serão disponibilizados os materiais a serem utilizados e na qual também serão realizadas as aulas. As Instituições ofertantes serão responsáveis pelos processos seletivos dos alunos, bem como pela disponibilização de equipe de suporte que será responsável pela assistência aos alunos tanto na parte administrativa quanto no desenvolvimento pedagógico do curso. Além da plataforma com as aulas, os alunos contarão com o auxílio de tutores para o acompanhamento do desenvolvimento das disciplinas e tarefas.
O curso apresenta 4 módulos nos quais haverá a disponibilização de materiais de leitura, a realização de atividades interativas com mediação dos tutores, estudos de casos, apresentação experiências e estratégias utilizadas. As avaliações ocorrerão mediante elaboração de textos, recursos e projetos.
Ao todo, cinquenta instituições de ensino superior serão responsáveis pela oferta do formação e pelo processo de inscrição para preenchimento das vagas, que chegarão a 1,25 milhão, distribuídas em ofertas de fluxo contínuo.
Para acessar a lista de candidatos selecionados: https://processoseletivo.nte.ufsm.br/edital/673ce94e8c044/resultado/1445
Como realizar o cadastro no AVACAPES
https://youtu.be/jUqL8wkL4mQ
Como acessar o AVACAPES e navegar em um Curso (para cursistas)
https://youtu.be/Hr5uvgo68KY
Como alocar tutores nas turmas (para gestores)
https://youtu.be/hysCUQ5FT9o
Como redefinir a senha (para cursistas)
https://youtu.be/O3JPIrdg_EA