Clique abaixo para acessar os trabalhos apresentados no ESUD por colaboradores da SEAD.
• Silva e Silva, M. da G., Fernandes Carneiro, M. L., Crissi Knuppel, M. A., & Mendes Garcia, N. (2024). EDUCAÇÃO HÍBRIDA, FLEXÍVEL, REMOTA E ABERTA NOS ANAIS DO ESUD|CIESUD DE 2019 A 2021. ESUD|CIESUD, 12. Recuperado de https://submissao-esud2023.ufms.br/home/article/view/88
• Mendes Garcia, N., Barros Jardim , D., Musa Hamid, M., & Seibt do Couto, Z. de F. (2024). ENTRE A PRESENCIALIDADE E A VIRTUALIDADE NA TUTORIA DOS CURSOS EAD: REPENSANDO ATRIBUIÇÕES PÓS-PANDEMIA. ESUD|CIESUD, 9. Recuperado de https://submissao-esud2023.ufms.br/home/article/view/87
• Ortiz, J. O. D. S., Dorneles, A. M., Ribeiro, L. O. M., Bederode, I. R., & Heckler, V. (2022). PENSANDO UMA COMUNIDADE DE DIÁLOGO, PRÁTICA E TEORIZAÇÃO ACERCA DA EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS COM O AUXÍLIO DOS REA, A PARTIR DOS DIAGRAMAS RDA. Anais do CIET: CIESUD: 2022. Recuperado de https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2022/article/view/2286/1881
• Fazio, A. A., Ruas, F. P., Heckler, V., Galiazzi, M. C. & Araujo, R. R. (2021). PROFESSOR-TUTOR DIALÓGICO E AFETIVO NO CONTEXTUALIZAR AÇÕES INVESTIGATIVAS EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais do CIET:CIESUD: 2021. Recuperado de https://drive.google.com/file/d/1UuycuSO6U_83xv5NFbvY1LphnJdv8_iH/view
• Garcia, A. T., Junior, E. de A. G., Carvalho, J. T. & Silva, S. A. V. (2019). AVAPOLOS NA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO OFERECIMENTO DE CURSOS EAD SEM INTERNET EM POLOS OF LINE SIMULADOS. Anais ESUD|CIESUD: 2019, p. 1159. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/02/Anais-ESUD-CIESUD-2019-Vers%C3%A3o-Final.pdf
• Batista, P. S. & Dall’asta, M. N. (2018). APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS DIGITAIS. Anais ESUD|CIESUD: 2018, p. 452. Recuperado de https://drive.google.com/file/d/1g3gVe1VQ5mrpxu5HpZeuaJC_tsH6TvS5/view (página 452)
• Duarte, L. M., Pereira, E. C. & Saggiomo, L. da S. (2018). AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NUM PROCESSO FORMATIVO MEDIADO PELA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais ESUD|CIESUD: 2018, p. 898.Recuperado de https://drive.google.com/file/d/1g3gVe1VQ5mrpxu5HpZeuaJC_tsH6TvS5/view (página 898)
• Corrêa, M., Conceição, H., Fraga, J., Fernandes, M., Franco, M. & Barwaldt, R. (2017). UM ASSISTENTE MÓVEL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL VOLTADO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 92. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Granada, R., Cesário, V., Domingues, D. & Barwaldt, R. (2017). INCENTIVO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA SURDOS UTILIZANDO UM ELUCIDÁRIO COMPUTACIONAL. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 247. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Alves, C. da C. & Heckler, V. (2017). TIC NOS PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES: INTERLOCUÇÕES COM ESTUDOS BRASILEIROS. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 271. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Silveira, F. de C. (2017). RECURSOS TECNOLÓGICOS: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 390. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Leite, R. M. & Barwaldt, R. (2017). FRAMEWORK CONCEITUAL PARA A CONSTRUÇÃO DE INTERFACES PERSUASIVAS EDUCACIONAIS. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 491. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Santos, A. L. D., Quintana, A. C. & Silva, G. D. (2017). TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO NA GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E SUA RELAÇÃO COM O ENADE. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 581. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Duarte, L. M., Pereira, E. C. & Saggiomo, L. da S. (2017). A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 651. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Machado, C. C. & Laurino, D. P. (2017). CONVERSAS SOBRE A GESTÃO DO ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: O GESTOR TECNICISTA. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 707. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Nascimento, C. O. & Rodrigues, S. C. (2017). VOZES QUE REFERENCIAM OS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA COMO UMA CONQUISTA PESSOAL E PROFISSIONAL. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 853. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Felix, E., Espíndola, D., Pinto, I., Heckler, V., Pinho, P. & Couto. Z. (2017). A GESTÃO DE NÚCLEOS DE EAD: UM CASO DE USO DA SEAD/FURG. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 926. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Cofferri, F. F., Martinez, M. L. S. & Novello, T. P. (2017). MAPEAMENTO DAS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X E Y NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 1343. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Silva, W. R., Alves, C. da C. & Heckler, V. (2017). A CIBERCULTURA NA PESQUISA-FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 1499. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Silva, W. R. & Heckler, V. (2017). FERRAMENTAS E PRINCÍPIOS DE UMA COMUNIDADE DE INDAGAÇÃO ONLINE. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 1524. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Martins, A. S. R., Quintana, A. C. & Quintana C. G. (2017). WEBCONFERÊNCIA: FERRAMENTA PARA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO E AVALIAÇÃO EM EAD. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 1580. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf (página 1580)
• Quintana, A. C., Cruz, A. P. C., Souza, G. da S. F., Cavalheiro, D. N., Santos, A. L. D. & Pereira, D. H. (2017). CURSO DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 1620. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Silveira, D. S., Pereira, E. D. & Araújo, R. R. (2017). UMA TRAMA INTERDISCIPLINAR ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EAD. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 1783. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Esperança, J. A., Martins, I. P. & Garcia, N. M. (2017). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TUTORES NA SEaD/FURG: CONCEPÇÕES E PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 1818. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Centa, V., Lettnin, A. P. & Oliveira, M. (2017). A INFLUÊNCIA DA TV E DO VÍDEO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS MUNICIPAIS NO MUNICÍPIO DE SOBRADINHO-RS. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 1862. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Machado, C. M. dos S., Rodriguez, B. D. do A. & Elacoste, T. S. (2017). DISCUSSÃO DE SISTEMAS LINEARES NA MODALIDADE À DISTÂNCIA:UMA ABORDAGEM CONCEITUAL E PRÁTICA. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 1922. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Hahn, C. S. R., Barwaldt, R. & Born, M. B. (2017). A UTILIZAÇÃO DA WEBQUEST COMO APOIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DOCENTE. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 1960. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Couto, Z. de F. S. & Laurino, D. P. (2017). A BIOLOGIA DO CONHECER COMO BASE PARA A AUTONOMIA COMPARTILHADA NA CONVIVÊNCIA DIGITAL. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 2085. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Martinez, M. L. S. & Machado, C. C. (2017). UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR POR MEIO DA ANÁLISE E CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 2095. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Cerqueira, L., Chagas, L., Garcia, N. & Dolci, D. (2017). MOTIVAÇÕES E RESISTÊNCIAS NO USO DE TDICS NO ENSINO SUPERIOR: UMA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 2105. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Marques, M. B., Silveira, D. da S. & Ribeiro, L. O. M. (2017). A RELEVÂNCIA DA ATUAÇÃO DO TUTOR A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 2118. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Almansa, S. D., Müller, D. D. R., Machado, C. M. dos S. & Pereira, A. E. L. (2017). A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE ALIADA A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS SOBRE O TEMA "LIXO, INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO BÁSICO DA VILA CAIÇARA". Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 2197. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf
• Brenner, F., Pinto, I., Espíndola, D. B. & Machado, K. S. (2016). MINERAÇÃO DE DADOS APLICADA AO ESTUDO DE PERFIS DE ALUNOS NA PLATAFORMA MOODLE. Anais ESUD|CIESUD: 2016, p. 110. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/Anais2016.pdf
• Saggiomo, L. da S., Pereira, E. C., Duarte, L. M. & Miranda, S. A. (2016). FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR TUTOR. Anais ESUD|CIESUD: 2016, p. 1603. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/Anais2016.pdf
• Silva, R. C. S. & Laurino, D. P. (2016). SER PROFESSOR DE CIÊNCIAS: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DOS ESTAGIÁRIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais ESUD|CIESUD: 2016, p. 1931. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/Anais2016.pdf
• Garcia, N. M. & Hamid, M. M. (2016). ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS EM CURSOS DE LICENCIATURA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais ESUD|CIESUD: 2016, p. 2098. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/Anais2016.pdf
• Heckler, V., Motta, C. S. & Galiazzi, M. do C. (2015). A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS CONSTITUÍDA NA INTERATIVIDADE ONLINE. Anais ESUD|CIESUD: 2015, p. 120. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/Anais_completo.pdf
• Martinez, M. L. S. & Novello, T. P. (2015). A DOCÊNCIA EM UM CURSO INTERDISCIPLINAR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Anais ESUD|CIESUD: 2015, p. 519. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/Anais_completo.pdf
• Pinto, S. S. & Laurino, D. P. (2014). CONSTRUÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA COMPREENDER O OPERAR DA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Anais ESUD: 2014, p. 811. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ESUD-2014.iso
• Pianesser, R., Brenner, F., Machado, K. S., Pinto, I., Musa, M., Gouvêa, A., Gallon, R. F. & Espíndola, D. B. (2014). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM PANORAMA BASEADO NO MODELO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Anais ESUD: 2014, p. 870. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ESUD-2014.iso
• Brenner, F., Pianesser, R., Espíndola, D. B., Pinto, I., Musa, M., Gouvêa, A., Gallon, R. F. & Machado, K., S. (2014). REVISÃO SISTEMÁTICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO DA EAD NO BRASIL. Anais ESUD: 2014, p. 1167. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ESUD-2014.iso
• Moura, A. C. de O. S., Batista, M. S. M. H. & Pereira, S. A. (2014). FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA EAD: REFLEXÕES E PROPOSTA. Anais ESUD: 2014, p. 2312. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ESUD-2014.iso (
• Sousa-Filho, P. G. (2014). USO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais ESUD: 2014, p. 2958. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ESUD-2014.iso
• Monteiro, A. F., Alves, T. P., Laurino, D. P., Moura, A. C. de O. S. & Vaniel, B. V. (2014). A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO TUTOR-ALUNO: O ENSINAR E O APRENDER NA EDUCAÇÃO ONLINE. Anais ESUD: 2014, p. 3003. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ESUD-2014.iso
• Pastore, M. C. & Santos, R. de C. G. (2014). A ARTICULAÇÃO DAS OFICINAS DE EDIÇÃO DE VÍDEO COMO PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Anais ESUD: 2014, p. 3016. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ESUD-2014.iso
• Silva, R. C. S., Martinez, M. L. S. & Pinho, D. de S. (2014). INTERDISCIPLINARIDADE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais ESUD: 2014, p. 3338. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ESUD-2014.iso