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Jandré Batista
jandrecorrea@furg.br


Videocurso está com inscrições abertas até 1º de maio

Para ampliar os espaços de formação inicial e continuada de profissionais e demais interessados nos processos educativos, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) oferece curso de extensão on-line, voltado exclusivamente aos municípios atendidos pela Instituição na modalidade a distância: "Educação para a Sexualidade: dos currículos escolares aos espaços educativos". O curso está organizado em 11 videoaulas, sobre corpos, gêneros, sexualidades, sexismo e homofobia, entre outros temas pertinentes aos espaços educacionais. As inscrições serão recebidas até 1º de maio pelo Sistema de Inscrições da FURG (Sinsc). As atividades, desenvolvidas de 13 de maio a 12 de agosto.

Esta edição do videocurso oferece 150 vagas aos polos vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) com cursos ativos de graduação ou pós-graduação da FURG. A proposta, assim, é levar as pesquisas da Universidade a outros espaços onde também desenvolve as suas ações de Ensino. “Queremos alcançar outros espaços de formação”, nos moldes dos cursos de Educação a Distância da Universidade, explica a coordenadora do projeto, Joanalira Magalhães. A intenção é contribuir com sensibilização sobre as os temas corpos, gêneros e sexualidades e combater as diversas formas de discriminação nos espaços escolares. “Nosso objetivo é construir espaços de diálogo para que possamos repensar as configurações sociais e buscar a minimização de violência, preconceito e discriminações”, confirma.

Os estudantes, para obterem a certificação do curso, deverão assistir a todas as videoaulas, elaborar um recurso educativo digital (material digital utilizado como instrumento de ensino), participar dos fóruns (via Moodle) e da webconferência de abertura. Mais informações podem ser solicitadas pelos e-mails sexualidadeescola@furg.br e contato@videocursosexualidade.com.br ou pelo telefone (53) 3233-6674.

 

Jandré Batista
jandrecorrea@furg.br


Comissão do MEC atribui conceito de excelência ao curso de Licenciatura em Ciências, na modalidade a distância

I Mostra de Ciências, no polo de São Lourenço do SulA trajetória do curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), marcada pela proposta de articulação de saberes e de interiorização do acesso à formação de professores, obteve a pontuação máxima (nota cinco) pelo Ministério da Educação (MEC). A Comissão do MEC designada para o reconhecimento do curso centralizou os trabalhos na Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da FURG, em 25 e 26 de março, para avaliar a organização didático-pedagógica, a composição do corpo docente e a infraestrutura. A Licenciatura em Ciências é ofertada desde 2013, na modalidade a distância, pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), motivada por estudos que identificaram a carência de professores com formação específica para o Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental

O reconhecimento do curso de Ciências, com conceito de excelência, conforme o secretário de Educação a Distância, Valmir Heckler, mobiliza o desenvolvimento de outros projetos na Instituição com as mesmas preocupações pedagógicas: a articulação de saberes e a interação entre professores de diferentes áreas. “O resultado dessa avaliação é uma forma de reconhecer as potencialidades dos processos educativos que apostam na interdisciplinaridade”, ressalta. A qualificação da proposta, segundo o secretário, fortalece o movimento para a criação de pós-graduação na modalidade a Distância: mestrado profissional em Ensino de Ciências. 

Curso de Licenciatura em Ciências da FURG é avaliado pelo Ministério da Educação

Qualidade e Inovação 

O curso de Ciências consolidou a proposta de trabalho com interdisciplinas: Física, Matemática, Química, Biologia, Pedagogia e Gestão Educacional, reunidas para a resolução de problemas cotidianos. A abordagem afasta-se, assim, da lógica de repartição do conhecimento. “Todo o nosso desejo de construir um currículo, que não fragmente a construção do conhecimento, e que possa formar um professor concebendo uma formação mais plural, interdisciplinar, pôde ser demonstrado nessa avaliação”, comemora o coordenador do curso, Daniel Silveira. Para essa forma de trabalho, professores e tutores precisam estar em constante interação para a elaboração de atividades interdisciplinares. 

O reconhecimento do MEC, no parecer do coordenador, reafirma o esforço da Universidade pela inovação de seus processos e a qualidade de seus cursos, independentemente da modalidade de ensino. “A FURG está caminhando para a consolidação de propostas de currículos mais interdisciplinares. Isso foi o balizador da avaliação: o currículo é inovador”, salienta. 

PFormatura do Curso de Ciências em São Lourenço do Sul (setembro de 2017). Foto: Jandré Batista)anorama 

Com atuação em seis municípios no interior, mais de 60 professores já estão habilitados para o Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental e aproximadamente 40 acadêmicos estão em processo de formação. A expectativa é de início de novas turmas, no primeiro semestre de 2020, com 150 vagas distribuídas nos polos de Santana do Livramento, São Sepé, Restinga Sêca, Cachoeira do Sul, Esteio e Balneário Pinhal.

 

 

Jandré Batista
jandrecorrea@furg.br


Estagiários atuarão nas atividades de apoio aos projetos de Educação a Distância da Universidade

Acadêmicos de Letras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e de Jornalismo de Instituições Federais de Ensino podem participar do processo seletivo para duas vagas de bolsa-estágio da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da FURG. As oportunidades envolvem, na área de Letras, a revisão textual de materiais educacionais digitais; e, na área de Jornalismo, a produção de notícias e o desenvolvimento demais projetos de Comunicação Social voltados às regiões atendidas pelos polos de apoio presencial. As inscrições serão recebidas na Sead até 29 de abril, diariamente das 9h30 às 11h30, e das 13h30 às 17h.  

O processo seletivo será realizado em duas etapas: prova escrita (peso 7) e entrevista (peso três). Na prova escrita, prevista para 5 de maio, será avaliado, respectivamente, o desempenho do estudante na revisão de textos e na produção de materiais noticiosos. Após, os candidatos convocados para fase de entrevista serão classificados pelos critérios de disponibilidade de tempo, experiência na área e contribuição do estágio à formação acadêmica.

As inscrições também serão admitidas em caráter provisório, pelo endereço sead@furg.br, condicionadas à apresentação dos documentos exigidos pelo Edital (ficha de inscrição, currículo, documento de identificação e comprovante de matrícula) no momento de realização da prova escrita. O valor da bolsa é de R$ 520,00, para 30h semanais de atividade, com percepção de auxílio-transporte de R$ 6,00 para cada dia estagiado.

Edital Sead (Jornalismo e Letras)

Jandré Batista
jandrecorrea@furg.br



Comissão do MEC realizará em 25 e 26 de março processo de reconhecimento do curso de Licenciatura em Ciências

Uma das oportunidades formativas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na modalidade a distância, o curso de Licenciatura em Ciências, passará pelo primeiro processo de avaliação do Ministério da Educação (MEC) a partir de 25 de março. A graduação está em funcionamento na FURG desde 2013, pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com abrangência em seis municípios no interior do Estado. Pela atuação da Universidade, mais de 60 professores estão habilitados para o Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental e aproximadamente 40 acadêmicos estão em processo de formação.

Durante as atividades locais da Comissão de Avaliação do MEC, em 25 e 26 de março, estão previstas reuniões com a coordenação de curso, técnico-administrativos, professores, tutores e estudantes e análises do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), entre outros documentos que identificam as diretrizes para o Ensino Superior e o desempenho de professores e gestores.

O curso consolidou como proposta pedagógica o trabalho com interdisciplinas, exigindo a interação de professores e tutores para o desenvolvimento das atividades que articulam diversos saberes. “O Ensino se torna mais significativo se consideramos os diferentes saberes das áreas que integram as Ciências Naturais e Exatas; o quanto esse Ensino pode ser dinâmico e experimental”, explica o coordenador do curso, Daniel Silveira. Outro diferencial da Licenciatura em Ciências da FURG é a destinação aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Esse desenho resultou da identificação de uma demanda emergente: a carência de profissionais qualificados para trabalharem com o Ensino de Ciências, nessa faixa escolar, no interior do Estado.

Histórico e Perspectivas

Licenciatura em Ciências, na modalidade a distância, foi idealizada em 2009 na FURG no Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim), por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Como resultado, após aprovação do MEC, via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Universidade, em 2013, ofereceu turmas nos municípios de São Lourenço do SulSanta Vitória do PalmarSanto Antônio da Patrulha, Mostardas e Cachoeira do Sul. Nesse processo, 64 estudantes concluíram formação.

A segunda oferta, com conclusão prevista em 2021, também atendeu as comunidades de São Lourenço do SulSanta Vitória do Palmar Santo Antônio, com o acréscimo de Novo Hamburgo. Atualmente, o curso conta 37 estudantes. A expectativa, mediante liberação de recursos pela Capes/MEC, é de que sejam oferecidas 150 vagas no segundo semestre de 2019, distribuídas nos polos de Santana do LivramentoSão SepéRestinga SêcaCachoeira do SulEsteio e Balneário Pinhal.