O projeto “Os Fluxos de Comunicação Social na Educação a Distância: identificação e mapeamento das dinâmicas de noticiabilidade”, desenvolvido nas Secretarias de Comunicação (Secom) e Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Rio Grande da (FURG), está com inscrições abertas ao processo seletivo à bolsa de extensão, na modalidade Epec Social (baixa renda, racial e/ou pessoa com deficiência). Acadêmicos/as de graduação da FURG, na modalidade a distância ou presencial, poderão candidatar-se via e-mail, pelo endereço seadjor@furg.br até sexta-feira (6 de agosto).  

A bolsa consiste em R$ 400,00 mensais, referente à carga horária de 48h mensais (ou 12h semanais) de dedicação às atividades acadêmicas do projeto: ações de pesquisa e extensão quanto à circulação de notícias institucionais sobre a Educação a Distância nos municípios atendidos pela FURG nessa modalidade. A duração prevista é de um ano: de agosto de 2021 a julho de 2022.   

Requisitos para Participação

Os/as candidatos/as deverão comprovar até a data limite das inscrições (6/8): matrícula e frequência em curso de graduação da FURG, independentemente da modalidade (a distância ou presencial); conta corrente em nome próprio; CPF regularizado; e as situações de baixa renda, racial e/ou pessoa com deficiência. A documentação deverá ser apresentada no anexo ao e-mail seadjor@furg.br, com o assunto “Inscrição Bolsa Extensão”. 

Entende-se por baixa renda estudantes que ingressaram na FURG pelo Programa de Ação Inclusiva (L1, L2, L9 e L19) e/ou que declaram recebimento de auxílios da Assistência Estudantil. Por quota racial, enquadram-se estudantes autodeclarados/as pretos/as, pardos/as ou indígenas que tenham ingressado nas modalidades L2, L6, L9 e L10 ou por processo seletivo específico indígena ou quilombola. Já por pessoa com deficiência, aplicam-se aos/às ingressantes pelas modalidades L9, L10, L13, L14 e V1872.

O/a estudante selecionado/a, conforme o Edital EPEC 2021, não poderá receber durante a vigência da bolsa salário ou remuneração decorrente do exercício de atividades de qualquer natureza, ainda que a título de estágio.  

Critérios de Seleção

Os/as candidatos/as serão selecionados conforme a familiaridade do curso de graduação à temática do projeto, conforme a Tabela de Área do Conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), modalidade (preferência para matriculados/as em cursos EaD) e a quota social aplicável.

A depender do número de inscritos, poderão ser realizadas entrevistas pela plataforma Google Meet na sexta-feira (6), para avaliação complementar com base nos critérios de disponibilidade de tempo, interesse acadêmico e relevância da bolsa para a formação. O projeto também admite, com certificação, a participação voluntária de eventuais suplentes e/ou acadêmicos/as não elegíveis à bolsa.