Atualizado em 09/03/21, às 11h30

Graduandos da FURG podem cursar cinco módulos, de 20h cada, sobre atividades acadêmicas

Estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) têm a oportunidade de participar de uma série de atividades complementares, oferecidas on-line no ambiente virtual de aprendizagem Moodle FURG. Temas essenciais na vida acadêmica, como gestão do tempo, planejamento de estudos, trabalhos e tecnologias digitais, serão tratados, em cinco módulos de 20h cada, no “Curso Permanente de Estudos Extracurriculares”. As inscrições estarão abertas a partir de quarta-feira (1º/4) na plataforma.

Para participar, os interessados deverão ingressar no Moodle FURG, selecionar o “Curso Permanente de Estudos Extracurriculares” e informar a palavra-chave “cursopermanenteprae”. O acesso ao Moodle FURG (ambiente paralelo ao Moodle UAB e AVA FURG) é dependente de cadastro e da utilização de e-mail institucional. As orientações para criação do endereço eletrônico @furg estão disponíveis no tutorial. O processo é realizado pelo "Sistemas FURG". 

O primeiro módulo “Gestão do Tempo, Planejamento de Estudos e Reflexões sobre a Aprendizagem” estará disponível também a partir de  quarta-feira (1º/4). Os demais, “Apropriação da Cultura Digital” (2º), “A potencialidade das tecnologias digitais” (3º), “Premissas da Produção de Trabalhos Acadêmicos e o Conhecimento Científico” (4º) e “Tipos de Trabalhos Acadêmicos” (5º módulo), serão disponibilizados sequencialmente, um a cada semana. Concluído o cronograma, os cinco módulos permanecerão na plataforma. Assim que os estudantes finalizarem cada módulo, o certificado de atividades complementares já poderá ser emitido.  

Horas Complementares

Uma das exigências para a obtenção de grau é o cumprimento de carga horária mínima em atividades complementares, estabelecida no projeto pedagógico de cada curso de graduação. “É uma oportunidade de completar as horas complementares neste momento difícil e complexo”, aconselha a professora da área pedagógica da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da FURG, Ana Laura de Medeiros, em referência à situação sanitária mundial e às consequentes dificuldades à participação dos estudantes em atividades extracurriculares. 

Contato

Em caso de dúvidas sobre os módulos formativos, o órgão da Universidade responsável pela atividade, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), atende pelo endereço prae.caape@furg.br. A iniciativa do curso integra o Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante.


Tutorial para cadastro de e-mail institucional (@furg)