Inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 21 de janeiro a 17 de fevereiro

Para participar do processo seletivo, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição e anexar, no Sistema de inscrições dos cursos de Pós-Graduação da FURG (Siposg), os documentos elencados no Edital: documento de identificação com fotografia, diploma de curso de curso de graduação ou atestado de conclusão de curso, certidão de nascimento ou casamento e currículo documentado. O curso começará as suas atividades em 25 de março.O curso de especialização em Língua, Literatura e Ensino: Teoria e Prática da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), voltado à formação continuada de egressos dos cursos de licenciatura, em qualquer área, e de bacharelado em Letras, iniciará as suas atividades, no primeiro semestre letivo de 2019, pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Serão oferecidas 150 vagas, preferencialmente para professores da Educação Básica, distribuídas nos municípios de Santa Vitória do PalmarSão Lourenço do SulSanto Antônio da PatrulhaJaguarão, Novo Hamburgo e Rio Grande. As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas no site http://www.siposg.furg.brde 21 de janeiro a 17 de fevereiro.

Edital - Língua, Literatura e Ensino 


FURG também é polo EAD

A FURG passou em 2018 a ser integrada ao Sistema UAB, tendo sido aprovada pela qualificação técnica e de recursos humanos para ser polo associado. O Polo é uma estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo às atividades de ensino-aprendizagem dos cursos e programas de Educação a Distância.

A participação da FURG como polo permite a oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância da FURG e de outras instituições integrantes do Sistema na estrutura da própria Universidade. O curso de Língua, Literatura e Ensino: Teoria e Prática será a terceira oportunidade de formação no polo Rio Grande, em funcionamento na estrutura da Secretaria e Educação a Distância (Sead) da Universidade. Já estão em andamento no polo abrigado pela FURG os cursos de Especialização para Professores de Matemática e em Gestão Pública Municipal, com 70 estudantes matriculados.

UAB na FURG

O Sistema UAB, implementado pelo Ministério da Educação (MEC), no contexto de políticas públicas voltadas para a democratização e a interiorização do Ensino Superior, foi acolhido pela FURG em 2007, com a criação dos cursos de Pedagogia e Administração. A Universidade, atualmente, possui mais de 800 acadêmicos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação nessa modalidade, em 13 polos no Rio Grande do Sul.