O curso de especialização em Educação Ambiental EaD está em fase de conclusão de sua quarta edição, com a apresentação das defesas de TCC dos alunos ingressantes em 2016, realizadas nos dias 9 e 16 de junho. Houve um total de 50 defesas, entre os polos de Novo Hamburgo, Picada Café, Santo Antônio da Patrulha e Sapiranga.

O curso teve sua primeira edição em 2007 e, após a entrega das versões finais dos TCCs apresentados, contará com 211 especialistas formados até o ano corrente. A proposta do curso de especialização em Educação Ambiental é formar educadores ambientais em espaços de ensino-aprendizagem. A pós-graduação é destinada a gestores e educadores, por serem sujeitos privilegiados para o desenvolvimento de ações emancipatórias junto às suas comunidades. O objetivo é contribuir para a formação de cidadãos críticos, capazes de transformar a realidade socioambiental e de promover o acesso à cidadania. O curso tem uma carga horária de 420h, com duração de dois anos. 

Atualmente o curso está em sua quinta edição, com turmas em São José do Norte, Novo Hamburgo e Santo Antônio da Patrulha. A expectativa de abertura da sexta edição, a ser confirmada, é para o ingresso de novas turmas em outubro de 2019.

Confira informações sobre o curso e editais de seleção anteriores.