Jandré Batista
jandrecorrea@furg.br


Comissão do MEC atribui conceito de excelência ao curso de Licenciatura em Ciências, na modalidade a distância

I Mostra de Ciências, no polo de São Lourenço do SulA trajetória do curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), marcada pela proposta de articulação de saberes e de interiorização do acesso à formação de professores, obteve a pontuação máxima (nota cinco) pelo Ministério da Educação (MEC). A Comissão do MEC designada para o reconhecimento do curso centralizou os trabalhos na Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da FURG, em 25 e 26 de março, para avaliar a organização didático-pedagógica, a composição do corpo docente e a infraestrutura. A Licenciatura em Ciências é ofertada desde 2013, na modalidade a distância, pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), motivada por estudos que identificaram a carência de professores com formação específica para o Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental

O reconhecimento do curso de Ciências, com conceito de excelência, conforme o secretário de Educação a Distância, Valmir Heckler, mobiliza o desenvolvimento de outros projetos na Instituição com as mesmas preocupações pedagógicas: a articulação de saberes e a interação entre professores de diferentes áreas. “O resultado dessa avaliação é uma forma de reconhecer as potencialidades dos processos educativos que apostam na interdisciplinaridade”, ressalta. A qualificação da proposta, segundo o secretário, fortalece o movimento para a criação de pós-graduação na modalidade a Distância: mestrado profissional em Ensino de Ciências. 

Curso de Licenciatura em Ciências da FURG é avaliado pelo Ministério da Educação

Qualidade e Inovação 

O curso de Ciências consolidou a proposta de trabalho com interdisciplinas: Física, Matemática, Química, Biologia, Pedagogia e Gestão Educacional, reunidas para a resolução de problemas cotidianos. A abordagem afasta-se, assim, da lógica de repartição do conhecimento. “Todo o nosso desejo de construir um currículo, que não fragmente a construção do conhecimento, e que possa formar um professor concebendo uma formação mais plural, interdisciplinar, pôde ser demonstrado nessa avaliação”, comemora o coordenador do curso, Daniel Silveira. Para essa forma de trabalho, professores e tutores precisam estar em constante interação para a elaboração de atividades interdisciplinares. 

O reconhecimento do MEC, no parecer do coordenador, reafirma o esforço da Universidade pela inovação de seus processos e a qualidade de seus cursos, independentemente da modalidade de ensino. “A FURG está caminhando para a consolidação de propostas de currículos mais interdisciplinares. Isso foi o balizador da avaliação: o currículo é inovador”, salienta. 

PFormatura do Curso de Ciências em São Lourenço do Sul (setembro de 2017). Foto: Jandré Batista)anorama 

Com atuação em seis municípios no interior, mais de 60 professores já estão habilitados para o Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental e aproximadamente 40 acadêmicos estão em processo de formação. A expectativa é de início de novas turmas, no primeiro semestre de 2020, com 150 vagas distribuídas nos polos de Santana do Livramento, São Sepé, Restinga Sêca, Cachoeira do Sul, Esteio e Balneário Pinhal.