Para valorizar a expressão comunicadoras, empenhadas em contribuir com o empoderamento feminino, o projeto “Radioweb eXperimental”, canal educativo desenvolvido na Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), selecionou uma série de podcasts (arquivos de áudio) sobre temas de interesse do universo feminino, produzida por comunicadoras digitais dedicadas à protagonização da mulher em suas narrativas. A ação integra as atividades do Março Lilás na FURG, voltado à valorização da mulher, ao combate à violência e à busca pela igualdade de gênero.    

Os canais de áudio, reunidos na playlist (lista de reprodução) "LILAC’S Podcasters" (https://salapodcast.furg.br/podcast/lilacs), envolvem diversos temas, como finanças, notícias, audiovisual, tecnologia, ciência, esporte e feminismo; todos focados na vida da mulher em sociedade. Os podcasts foram selecionados pela equipe da SEaD pelo interesse em divulgar produções de comunicadoras que pautam o tema de forma alternativa em relação aos veículos de comunicação tradicionais, centrados, muitas vezes, no universo masculino e em abordagens de objetificação da mulher. “Trazemos para nossa reflexão algumas falas de mulheres que estão empenhas em tratar dos assuntos que nos interessam, da nossa vida na sociedade”, explica a coordenadora do projeto, Zélia do Couto.

A playlist LILAC’S Podcasters está aberta a contribuições. Os interessados em enviar sugestões podem encaminhá-las pelo endereço https://salapodcast.furg.br/como-publicar. No site da “Radioweb eXperimental", estão acessíveis outros projetos com listas de áudio: o "Histórias que navegam", dedicado ao incentivo à leitura para crianças; e os materiais produzidas durante a Semana de Integração da Educação a Distância, sobre a docência mediada por tecnologias de comunicação e informação.