Eventos que integram a 20ª MPU serão realizados no formato on-line

Estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e de demais Instituições de Ensino têm a oportunidade de participar da 20ª Mostra da Produção Universitária (MPU) da FURG, de 24 a 26 de novembro. A MPU, principal evento acadêmico da Instituição, será realizada de forma on-line, em razão da necessidade de distanciamento social (Covid-19). As inscrições, gratuitas, são recebidas pelo endereço https://inscricoesmpu.furg.br/

A MPU da FURG é organizada anualmente desde 2002; tem como objetivo o compartilhamento dos trabalhos acadêmicos de graduação e pós-graduação, desenvolvido em Instituições de Ensino Superior. A 20ª Edição, com o tema “Entre memórias e reinvenções: resistências que transformam”, compreende o 30º Congresso de Iniciação Científica, o 24º Seminário de Extensão, o 23º Encontro de Pós-Graduação, o 16º Seminário de Ensino, o 8º Simpósio de Cultura e o 4º Salão de Indissociabilidade (espaço para reflexão conjunta entre as áreas). 

Novas Possibilidades para Estudantes EaD

A participação de acadêmicos/as dos cursos e programas de Educação a Distância na MPU, historicamente, apesar das iniciativas de integração on-line, tornava-se prejudicada: a necessidade de transporte até os locais de realização dos eventos, em função do formato presencial, inviabilizava o acesso (a FURG, atualmente, possui convênio com 30 polos pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil, em diversas regiões do Estado). “Até 2019, a Mostra era presencial, o que impedia a participação dos Estudantes da EaD por conta do deslocamento. Mas em 2020 e 2021, acontece toda virtual, o que é um ganho para a EaD”, incentiva a secretária de Educação a Distância da FURG, Zélia do Couto. 

Os/as estudantes EaD, desde então, podem participar dos eventos, sem o ônus do distanciamento das outras edições. As atividades serão realizadas por meios síncronos (“tempo real”) e assíncronos, na forma de apresentações, atividades culturais, oficinas e debates. A participação na MPU como ouvinte confere certificado, que poderá ser convertido em horas complementares para os cursos de graduação.