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Acesse o link https://consultas.furg.br/532 e participe da pesquisa de Autoavaliação Institucional. As suas considerações embasarão o planejamento das ações da Universidade para os próximos 4 anos. Dicas de acesso: o login e a senha são seu CPF;  utilize um navegador diferente do Mozilla. Você tem até o dia 15/04 para cadastrar sua opinião. Participe e garanta o futuro da EaD na FURG!

 

A Universidade Federal do Rio Grande – FURG está representada na primeira reunião extraordinária de 2018 do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil – FORUAB. O evento encerra hoje, 5 de abril, em Manaus/AM, no Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

A professora Ivete Martins Pinto, secretaria de educação a distância da FURG, atual vice-presidente do Fórum UAB e representante das Instituições de Ensino Superior Federais, representará a FURG no encontro do Fórum, que terá como pauta a discussão de questões específicos do Sistema Universidade Aberta do Brasil, como por exemplo o edital CAPES 5/2018, que trata sobre a articulação de ofertas de cursos, além do negociação do fomento e gestão dos recursos ofertados.

Segundo a coordenação do Fórum a participação dos Coordenadores UAB no debate destas questões, auxiliando na construção de um sistema mais consistente é de extrema importância, de forma a fortalecer ForUAB no atual contexto político do país.

FORUAB – O Fórum Nacional de Coordenadores UAB - ForUAB tem como objetivo apoiar a Diretoria de Educação a Distância (DED/Capes) na formulação de diretrizes e na definição de parâmetros e critérios técnicos e pedagógicos que norteiem as ações do Sistema UAB.

Começou no último dia 2 e vai até o dia 15 de abril a pesquisa de autoavaliação institucional 2018 FURG. O processo inclui estudantes, técnicos administrativos em educação, tutores e professores. Através de questionários, a comunidade universitária ajuda a construir um diagnóstico em relação a aspectos do funcionamento e de estruturas institucionais, com intuito de aperfeiçoá-los.

Para participar basta acessar http://WWW.consultas.furg.br. É preciso utilizar o login e a senha que cada membro possui para acessar os sistemas da FURG. A pesquisa foi feita pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Diretoria de Avaliação Institucional (DAI), da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad). O resultado da autoavaliação subsidiará a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para o período 2019/2022. São cinco questionários específicos para cada segmento.

Segundo o diretor da DAI, Luiz Eduardo Maia Nery, o processo avaliativo é extremamente necessário para refletir a opinião da comunidade universitária. As ações da FURG são norteadas pelo PDI. “Uma universidade pública, gratuita, com cada vez mais qualidade e que espelhe o desejo da sua comunidade só é possível com a participação efetiva de todos nos processos de avaliação e de planejamento. Quando percebemos fragilidades apontadas pela autoavaliação conseguimos nos planejar adequadamente, tanto em termos de tempo, como financeiramente, para solucionar os problemas apontados ou amenizar as nossas fragilidades, como também para reforçar as nossas potencialidades”, salientou.

Os resultados da pesquisa de opinião depois de processados, inicialmente, pela DAI ficarão disponíveis no site da diretoria. Além disso, os diferentes gestores da universidade receberão os dados para que eles sejam discutidos nas unidades acadêmicas e administrativas. Em cada setor, a pesquisa servirá para o planejamento e a organização de seminários internos para avaliação geral, que proporá alterações nos objetivos e estratégias do atual PDI. Já os encaminhamentos dos encontros serão encaminhados para o Comitê Assessor de Planejamento da Proplad. Com isso, elabora-se a proposta de um novo PDI a ser submetido até o final do ano ao Conselho Universitário (Consun).

 

A EaD e a suas especificidades

Atenção: As respostas irão embasar os processos de planejamento da Universidade em todas as suas instâncias nos próximos 4 anos. Por favor responda com a maior fidedignidade possível. Não será possível a identificação individual do respondente, desta forma sua privacidade será preservada. Os questionários só terão vinculação com o seu curso e seu Polo.

Caríssimos,

Estamos finalizando as matrículas e gerando os códigos de acesso ao ambiente.

Nossa previsão é que todos tenham acesso a plataforma, entre 26 e 29 de março. A ideia, é que os alunos, gradativamente, recebam em seus emails uma mensagem com usuário e senha ao ambiente moodle uab".

 

Atenciosamente

André Freitas

Coordenador do Curso de Aplicações para WEB