Notícias

Os cursos de Especialização a distância para Professores de Matemática e de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecem 300 vagas, distribuídas no polo Rio Grande (FURG) e em outros oito municípios no Estado. As atividades letivas de ambos os cursos serão iniciadas em novembro de 2018. As candidaturas poderão ser submetidas até o dia 03 de outubro, exclusivamente on-line, pelo Sistema de Inscrições dos cursos de Pós-Graduação da FURG (https://siposg.furg.br/).


A Especialização a distância para Professores de Matemática é destinada a graduados em Física, Química e Matemática (Licenciatura e/ou Bacharelado). As vagas serão divididas, 30 em cada, nos polos de Rio Grande, Novo Hamburgo, São Francisco de Paula, Sapucaia do Sul e São Lourenço do Sul. Já o curso de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal será ofertado, além do polo FURG Rio Grande, nos polos de São José do Norte, Esteio, Picada Café e Santana do Livramento, com o mesmo quantitativo de vagas. Graduados em qualquer área do conhecimento podem concorrer.


Os candidatos serão classificados mediante análise da Ficha de Inscrição e do currículo. No caso do curso de Especialização a distância para Professores de Matemática, haverá também avaliação da Carta de Intenções.

A FURG também é Polo associado EaD


A FURG passou em 2018 a ser integrada ao Sistema UAB, tendo sido aprovada pela qualificação de sua infraestrutura física, tecnológica, documental e de recursos humanos para ser polo associado. O Polo consiste em uma estrutura acadêmica de apoio (pedagógico, tecnológico e administrativo) às atividades de ensino-aprendizagem dos cursos e programas de Educação a Distância. A nova participação conquistada pela FURG permite a oferta dos cursos de graduação e pós-graduação a distância da FURG e de outras instituições integrantes do Programa na estrutura da própria Universidade.


Conforme a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Narjara Garcia, a proposta de trazer a Educação a Distância para o interior do campus Carreiros é possibilitar, principalmente, o investimento na formação continuada de professores e o acesso aos cursos EaD da FURG às pessoas da região que não possuem condições de frequentar os cursos presenciais da Universidade. “Essa ação beneficiará a população de Rio Grande em geral, em especial os estudantes egressos dos cursos de graduação, professores nas ações de formação continuada e as pessoas que não dispõem de tempo para assistir às aulas em horários predefinidos”, elenca.

Os servidores e demais colaboradores vinculados à Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG participarão do Seminário Interno de Autoavaliação, proposto pela Comissão Interna de Avaliação e Planejamento (CIAP), na sexta-feira, dia 31 de agosto. Por conta do evento, o atendimento à comunidade estará suspenso nessa data.

O encontro busca definir estratégias e ações no planejamento interno e institucional, integra o movimento de autoavaliação da FURG e de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2022), documento que guiará as ações da Universidade para o próximo quadriênio.

Encerra hoje, 17/08, o período de  SOLICITAÇÃO DE CARTEIRINHAS para o segundo semestre da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Para quem ainda não solicitou a sua, pode requerer via sistema: [https://sistemas.furg.br/], até o dia 17 de agosto.

 Antes de fazer a sua solicitação, não se esqueça de verificar se seus dados no sistema estão corretos, pois são eles que serão impressos em tal documento.

 

 

Atividades da 17ª MPU abrangem os polos de Educação a Distância. Inscrições para ministrantes de oficinas serão recebidas até 24 de agosto

Estudantes, tutores e professores vinculados à Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) poderão participar das atividades da 17ª Mostra da Produção Universitária (http://www.mpu.furg.br), de 1º a 3 de outubro de 2018, também na forma de ministrantes de oficinas. O prazo de inscrições para a apresentação de propostas será de 1º a 24 de agosto de 2018 pelo Sistema de Inscrições da FURG (http://www.sinsc.furg.br). Entre as novidades da 17ª MPU, maior evento acadêmico da Instituição, está a possibilidade de envolvimento dos estudantes e professores dos cursos de Educação a Distância, pela “MPU On-line”, nos polos de apoio presencial, no câmpus Rio Grande e nas plataformas digitais.

Os estudantes EAD deverão preencher formulário, disponível no Sinsc, com dados de identificação pessoal e da oficina (ementa, objetivo, metodologia), para avaliação da Comissão Organizadora da 17ª Mostra. As oficinas terão duração de no máximo de duas horas; poderão ser realizadas na estrutura do polo ou via plataforma Moodle, com retransmissão para os outros municípios conveniados e o câmpus da FURG em Rio Grande. Já os professores e tutores a distância, com o mesmo procedimento, poderão oferecer oficinas na estrutura da Secretaria de Educação a Distância (Sead) da FURG, com transmissão ao vivo para os polos, pelo Moodle ou mediante gravação das atividades.

Conforme a coordenadora pedagógica da SEaD, Narjara Garcia, a intenção é de que, dependendo do quantitativo de oficinas inscritas, seja ofertada pelo menos uma atividade em cada polo. “Serão espaços de interação entre os participantes dos cursos EAD a partir de temáticas de interesse”, explica. Atualmente, a Instituição, atuante desde 2007 no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), possui convênio com 21 municípios.

Sociabilização do Conhecimento

O objetivo da Mostra da Produção Universitária (MPU) é divulgar e incentivar os trabalhos, de graduação e pós, da FURG e de outras instituições de Ensino Superior, para, assim, contribuir com o desenvolvimento do Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Cultura na região sul. O evento é desenvolvido, anualmente, desde 2002. Compõem a 17ª MPU o 27º Congresso de Iniciação Científica, o 21º Seminário de Extensão, o 20º Encontro de Pós-Graduação, a 14ª Feira de Inovação Tecnológica, o 13º Seminário de Ensino, o 5º Simpósio de Cultura, o 1º Simpósio de Comunicação e o 1º Salão de Indissociabilidade, espaço para reflexão integrada das atividades da Mostra.

Polos Participantes

As oficinas serão ofertadas nos polos em que a FURG possui cursos de graduação em andamento: os municípios que recebem as Licenciaturas em Pedagogia, História e Ciências. Assim, poderão acolher oficinas na 17ª MPU os polos de Cachoeira do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul, São Francisco de Paula, Santo Antônio da Patrulha e Sapiranga.