Professores da rede pública podem se inscrever, on-line, até 12 de abril

Professores em efetivo exercício na rede pública têm a possibilidade de qualificação em um dos cursos, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB): a Licenciatura em Física. São oferecidas 72 vagas, distribuídas em seis municípios (polos de apoio presencial): Esteio, Gramado, Mostardas, São Francisco de Paula, São José do Norte e São Lourenço do Sul. As inscrições serão recebidas até 12 de abril, pelo site da comissão responsável pelo processo seletivo: http://coperse.furg.br

A seleção é organizada em etapa única de avaliação curricular. Graduações, pós-graduações, atuação docente e em gestão escolar serão consideradas para fins de pontuação, conforme tabela disponível no Edital. Para a inscrição, os candidatos deverão completar o formulário on-line e anexar digitalmente (formatos PDF, JPEG ou PNG): cópia de documento de identificação, comprovante de vínculo com professor da rede pública, tabela de títulos preenchida e os comprovantes respectivos das experiências indicadas. 

EAD da FURG: Conceito de Excelência

O esforço da universidade para democratização e interiorização do acesso ao Ensino Superior, pelos cursos e programas de Educação a Distância (EAD), passou em 2019 por avaliação local de reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Pela qualificação de seus processos, a Universidade recebeu o conceito cinco, a maior nota possível. Nessa avaliação, são consideradas todas as áreas da universidade e questões específicas da modalidade a distância. 

O curso de Licenciatura em Ciências da FURG, oferecido desde 2013 na modalidade a distância, também passou por processo específico de avaliação pelo MEC em 2019, recebendo também o conceito máximo (nota cinco). A Comissão considerou a organização didático-pedagógica, a composição do corpo docente e a infraestrutura. A Licenciatura em Ciências consolidou, assim, a proposta de trabalho com interdisciplinas: Física, Matemática, Química, Biologia, Pedagogia e Gestão Educacional, reunidas para a resolução de problemas cotidianos.

Primeira oferta, mas Experiência histórica

 O curso de licenciatura em Física da FURG, oferecido até então na modalidade presencial, participa da primeira oferta na modalidade a distância. A Universidade possui a licenciatura em Física desde 1997. Anteriormente, a Instituição atuava na formação em Licenciatura em Ciências, com habilitação em Física.

2º Edital - Vagas Complementares: Física EaD