Perguntas e Respostas mais frequentes sobre o AVA FURG.

  

 

AVA FURG:

O AVA FURG, novo ambiente virtual de aprendizagem da Universidade, é uma plataforma online baseada em software livre, o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). Esse espaço é um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (Learning Management System, LMS) usado para fornecer um site em que estudantes podem baixar materiais, acessar recursos e interagir em atividades estabelecidas pelos/as professores/as de seus cursos.

Acesso:

O AVA FURG pode ser acessado através de um navegador da web (Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer, etc.) em qualquer sistema operacional e dispositivo conectado à Internet. Para entrar no ambiente, transfira o link: https://ava.furg.br/ para a barra de endereço do seu navegador. Uma vez no site, você precisará realizar o login com as informações de usuário e senha do Sistemas FURG.

Você deve fornecer o mesmo nome de usuário e senha do Sistemas FURG. O sistema diferencia maiúsculas de minúsculas. Ele reconhece a diferença entre uma letra maiúscula e uma minúscula. Verifique se a tecla CAPS LOCK está desativada. Se o seu problema persistir, entre em contato com o suporte do Núcleo de Tecnologia da Informação FURG através do Link: https://nti.furg.br/ajuda-virtual/tutoriais.

Assim que o estudante for vinculado à disciplina no Sistema Acadêmico, ele automaticamente terá acesso ao AVA quando a disciplina estiver disponível.

Ao acessar pela primeiro vez o AVA da disciplina, o nome do Estudante aparecerá automaticamente no painel esquerdo de acesso rápido. Veja o exemplo:

 

O perfil do Monitor é ajudar o estudante com o conteúdo. Não tem permissão para publicar conteúdo, nem para criar e avaliar atividades ou gerar relatórios de acesso ao AVA.

Para solicitar a inclusão como Estágio Docência, é necessário entrar em contato com a secretaria do curso respectivo ou com a unidade acadêmica responsável.

O professor responsável pela disciplina poderá vincular o(s) monitor(es) a sua disciplina. Para isso, basta acessar o sistema acadêmico e executar esta ação na opção "Disciplina - Monitores" que consta no menu lateral do sistema.

Os professores convidados devem estar inclusos no sistemas da FURG para que qualquer vínculo seja possível. O cadastro de professores externos à universidade é realizado pelas Pró-reitorias. Estando cadastrados, a unidade pode vincular junto às disciplinas. 

Sim, basta que o docente esteja devidamente cadastrado no Sistema Acadêmico da FURG para ter acesso às disciplinas. 

Material de Apoio:

Os tutoriais estão sendo desenvolvidos e podem ser consultados por meio do Link: Conheça o AVA FURG. Além disso, o próprio AVA FURG possui pop-ups de ajuda contextual, indicados por um ponto de interrogação em círculo amarelo; clique neste ícone para receber ajuda. .

Disciplinas:

Se você efetuou login com êxito (como indicado pelo seu nome aparecendo no canto superior direito), mas nenhum dos Meus Cursos está listado, é provável que nenhum de seus professor (a)es tenha disponibilizado seus cursos no AVA FURG ainda, ou a sua inscrição ainda não foi processada. .

Cursos de Extensão:

Não, pois, no momento, o sistema SisProj, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), não tem integração com o Sistema Acadêmico, o que inviabiliza a migração dos cursos de Extensão para o novo AVA FURG. Os cursos permanecem no ambiente antigo (http://www.moodle.sead.furg.br), e a SEaD continuará encarregada dos processos de pedidos de criação dos cursos de extensão feitos pelo Sistema de Solicitações.

Ajuda e Suporte:

Abra um chamado no Sistemas de Solicitação (https://sistemas.furg.br/) e envie uma sua mensagem, preenchendo o formulário de solicitação para suporte do AVA FURG. .

Para acionar a unidade de suporte ao AVA FURG, abra um chamado no Sistema de Solicitação da Universidade (https://www.sistemas.furg.br), no item "Unidade" selecione "SeaD", no item "Tipo de Solicitação" escolha e preencha o formulário de solicitação "Suporte moodle SeaD" e envie a sua mensagem com destino a “Suporte”.

 

Para saber mais acesse o Espaço Virtual: Conheça o AVA FURG.