Objetivos
Dentre os objetivos do Curso merece destaque o fato de realizar a formação de 150 professores e profissionais de órgãos públicos e/ou outras entidades no campo ambiental, proporcionando sua inclusão digital através da Educação a Distância. Além disso, por meio da pesquisa-ação, o Curso visa aprofundar/adensar os conhecimentos dos participantes, potencializando suas atividades educativas e/ou dos demais espaços em que participam e/ou vivem.
O Curso busca ainda estimular a participação das Escolas nas estratégias e políticas do MEC e, finalmente, oportunizar a formação continuada de educadores e profissionais envolvidos com a educação, com a problemática ambiental, gestores públicos nas cidades e interessados na temática, criando condições críticas para a construção da autonomia cidadã no contexto de atuação de cada um dos estudantes.
Metas
- Formar 120 pessoas em 4 cidades;
- Participação dos 30 inscritos de cada pólo nas atividades e formação 16 grupos (4 temas geradores x 4 pólos = 16 grupos);
- Cada participante - individual e em grupo – deverá relacionar ações individuais e coletivas a serem realizadas/propostas no 2º semestre de 2010;
- Realizar formação continuada dos participantes;
- Realizar módulo - Apropriação Digital - com a participação dos inscritos;
- Discutir como utilizar os recursos informáticos no dia a dia de suas atividades;
- Discutir as concepções, as políticas (Vamos Cuidar do Brasil) e os temas geradores de EA conforme edital, manual e outros materiais bibliográficos (home UAB/FURG e SECAD);
- Realização das tarefas virtuais semanais de sistematização e sínteses dos materiais didáticos e das demais atividades presenciais propostas;
- Discutir e realizar as atividades semanais virtuais sobre os temas geradores;
- Cada 7/8 participante (em cada pólo) deverá definir um tema gerador para aprofundamento e de diagnóstico e compor um grupo sobre o tema na cidade;
- Realizar reflexão individual e em grupo de sistematização e síntese das atividades e debates solicitados;
- Produzir um projeto de pesquisa-ação visando articular todas as etapas (módulo II e III) da formação e propondo ações/intervenções a serem realizadas e que culmine no Seminário Local (Módulo IVI e V) em cada cidade;
- Identificar a posição de diferentes atores na cidade sobre o tema do grupo; e ações da Agenda 21, da SMED, da SMAM, outros em desenvolvimento;
- Realizar atividade Gestão dos movimentos da juventude e Planejamento seminário local (Módulo IV e V);
- Apresentar relação e exemplos de ações realizadas nas CNIJUMA anteriores;
- Discutir e sistematizar o Projeto Chico Mendes propor ações locais;
- Identificar propostas e ações sobre o tema gerador no espaço escolar, na comunidade ou outro espaço educativo como parte da ação na cidade.