Estrutura e Funcionamento

Estrutura e Funcionamento

 

O curso será realizado em cinco (5) módulos, buscando estudar, discutir e analisar os conhecimentos teórico-práticos que envolvem a EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Para o planejamento, a estruturação das disciplinas e do material didático será utilizado o espaço da Universidade Aberta do Brasil/FURG, do acúmulo do grupo de Pesquisa, da produção realizada no PPGEA, disponibilizada em rede via revista Educação e Ambiente (REMEA), bem como material disponível no portal MEC (domínio público, salto para o futuro, dados dos município através das informações IBGE e FEE). A produção do material, a partir daí, será realizada pelos professores, e adequadas coletivamente, visando aprofundar os estudos, as atividades, a problemática em foco pelos mesmos, e sua posterior discussão e aprofundamento local – nos pólos do curso – com os envolvidos em cada município. A produção global – dos professores em contato com os alunos bem como dos trabalhos destes deverão constituir um livro virtual – no blog – do curso, com a produção dos alunos e professores, ao longo do mesmo, e com link para o grupo de pesquisa (blog) e vice-versa, para posterior uso, nas linhas de pesquisa referidas, bem como outras atividades dos acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e cursos futuros a serem desenvolvidos.

 

  • Módulo 1 – Apropriação Digital (24h)
    Perspectiva Histórica da Informática. Conceitos básicos de sistemas de arquivo e apropriação de aplicativos para edição de textos (hipertextos e documentos), planilhas de cálculo, editor de apresentações. Elementos de ambientes multimídia. Fundamentos da Internet, seus serviços e plataformas para EAD.

    Docente: Diana Francisca Adamatti
    Link do Currículo lattes:
    http://lattes.cnpq.br/4984043849101331

     

    Módulo 2 – Educação Ambiental (32h)

     

    Submódulo 1 – Políticas Estruturantes de Educação Ambiental
    Possibilitar o estudo e a sistematização da questão ambiental na realidade mundial e nacional bem como seu impacto no local; identificar nas políticas nacionais de Educação Ambiental suas características centrais visando sua inserção de forma transversal na escola e outros espaços educativos; ponderar sobre aspectos alternativos e proposições de uma Educação Ambiental Emancipatória.

    Docente: Antônio Carlos Porciúncula Soler
    Link para o Currículo lattes:
    http://lattes.cnpq.br/0712561612518676

     

    Submódulo 2 – Um olhar sobre a Educação Ambiental no Brasil
    Possibilitar a inserção da Educação Ambiental na escola e no currículo e outros espaços educativos, visando o ensino da Educação Ambiental nas Escolas e nos espaços não formais. Incentivar a busca de novas perspectivas de Educação Ambiental para a mudança do contexto local através de ações práticas e problematizadoras para/na cidade e na sociedade contemporânea.
    Docente: Antônio Carlos Porciúncula Soler
    Link para o Currículo lattes:
    http://lattes.cnpq.br/0712561612518676

     

    Módulo 3 – Temas Geradores de Mudanças Globais (64h)

     

    Submódulo 1 – Água
    Conceito. Água: elemento natural em crise. Evolução histórica dos aspectos legais básicos; Políticas e o uso múltiplo da água; Participação na gestão: os comitês de bacias; Quantidade e qualidade; Escassez ou segregação; Educação Ambiental para a tutela da água.
    Docente: Gianpaolo Knoller Adomilli
    Link para o Currículo lattes:
    http://lattes.cnpq.br/9569795422929763

     

    Submódulo 2 – Mudanças Climáticas
    O que são mudanças climáticas globais no contexto atual, suas análises, documentos e impactos nas diferentes regiões do planeta, nos países, dos governos e das cidades; As causas, o clima e ações nas escolas e na sociedade que possam contribuir para a questão.
    Docente: Marcelo Gomes de Oliveira
    Link para o Currículo lattes:
    http://lattes.cnpq.br/0548004262417083

     

    Submódulo 3 – Biodiversidade
    Conceito de biodiversidade. Preservação e/ou conservação; Marco legal nacional e internacional; Cooperação Internacional e Multilateralidade; Políticas Públicas; Ameaças a diversidade; Estratégias para a proteção; SNUC; Populações tradicionais e a relação com a diversidade.

    Docente: Marcelo Gomes de Oliveira
    Link para o Currículo lattes:
    http://lattes.cnpq.br/0548004262417083

     

    Submódulo 4 - Energia e Mobilidade Urbana

    Conceito e fontes e fontes de energia; Mudanças Climáticas e Agenda 21; Energia para as cidades; Impactos, vulnerabilidade e mitigações; Mobilidade urbana, qualidade de vida e cidadania; Acessibilidade em espaços públicos e a sustentabilidade urbana; Planos Diretores e marco local.
    Docente: Gianpaolo Knoller Adomilli
    Link para o Currículo lattes:
    http://lattes.cnpq.br/9569795422929763


    Módulo 4 - Projeto de Pesquisa e Gestão dos Movimentos de Juventude (40h)

     

    Submódulo 1 – Projetos de Pesquisa
    Estuda a Metodologia da Pesquisa diante dos traçados epistemológicos da ciência. Aborda os paradigmas científico-sociais em que estão assentados os discursos da Ciência na atualidade. Organiza os traçados da pesquisa do acadêmico: projeto de pesquisa, elaboração de monografia e de ações em educação ambiental através da realidade sócio-ambiental local.
    Docente: Cassiane de Freitas Paixão
    Link para o Currículo lattes:
    http://lattes.cnpq.br/9836646117494150

     

    Submódulo 2 – Gestão dos Movimentos da Juventude
    Panorama das Políticas de educação ambiental do MEC para formação de jovens educadores ambientais como o CNIJMA, Projeto Chico Mendes, Com-Vidas e Coletivo Jovens.
    Elaborar com os participantes atividades de educação ambiental nas escolas e outros espaços educativos, através da realidade sócio-ambiental local, formando e mobilizando estudantes.
    Docente: Wagner Valente de Passos
    Link para o Currículo lattes:
    http://lattes.cnpq.br/5835994368897484

     

    Módulo 5 - Seminário Local (16h)
    Discutindo a realidade, avaliando os acadêmicos e pensando a utopia

    Docente: Cassiane de Freitas Paixão
    Link para o Currículo lattes:

    http://lattes.cnpq.br/9836646117494150