Atividades da 17ª MPU abrangem os polos de Educação a Distância. Inscrições para ministrantes de oficinas serão recebidas até 24 de agosto

Estudantes, tutores e professores vinculados à Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) poderão participar das atividades da 17ª Mostra da Produção Universitária (http://www.mpu.furg.br), de 1º a 3 de outubro de 2018, também na forma de ministrantes de oficinas. O prazo de inscrições para a apresentação de propostas será de 1º a 24 de agosto de 2018 pelo Sistema de Inscrições da FURG (http://www.sinsc.furg.br). Entre as novidades da 17ª MPU, maior evento acadêmico da Instituição, está a possibilidade de envolvimento dos estudantes e professores dos cursos de Educação a Distância, pela “MPU On-line”, nos polos de apoio presencial, no câmpus Rio Grande e nas plataformas digitais.

Os estudantes EAD deverão preencher formulário, disponível no Sinsc, com dados de identificação pessoal e da oficina (ementa, objetivo, metodologia), para avaliação da Comissão Organizadora da 17ª Mostra. As oficinas terão duração de no máximo de duas horas; poderão ser realizadas na estrutura do polo ou via plataforma Moodle, com retransmissão para os outros municípios conveniados e o câmpus da FURG em Rio Grande. Já os professores e tutores a distância, com o mesmo procedimento, poderão oferecer oficinas na estrutura da Secretaria de Educação a Distância (Sead) da FURG, com transmissão ao vivo para os polos, pelo Moodle ou mediante gravação das atividades.

Conforme a coordenadora pedagógica da SEaD, Narjara Garcia, a intenção é de que, dependendo do quantitativo de oficinas inscritas, seja ofertada pelo menos uma atividade em cada polo. “Serão espaços de interação entre os participantes dos cursos EAD a partir de temáticas de interesse”, explica. Atualmente, a Instituição, atuante desde 2007 no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), possui convênio com 21 municípios.

Sociabilização do Conhecimento

O objetivo da Mostra da Produção Universitária (MPU) é divulgar e incentivar os trabalhos, de graduação e pós, da FURG e de outras instituições de Ensino Superior, para, assim, contribuir com o desenvolvimento do Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Cultura na região sul. O evento é desenvolvido, anualmente, desde 2002. Compõem a 17ª MPU o 27º Congresso de Iniciação Científica, o 21º Seminário de Extensão, o 20º Encontro de Pós-Graduação, a 14ª Feira de Inovação Tecnológica, o 13º Seminário de Ensino, o 5º Simpósio de Cultura, o 1º Simpósio de Comunicação e o 1º Salão de Indissociabilidade, espaço para reflexão integrada das atividades da Mostra.

Polos Participantes

As oficinas serão ofertadas nos polos em que a FURG possui cursos de graduação em andamento: os municípios que recebem as Licenciaturas em Pedagogia, História e Ciências. Assim, poderão acolher oficinas na 17ª MPU os polos de Cachoeira do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul, São Francisco de Paula, Santo Antônio da Patrulha e Sapiranga.