Atualizado em 27/07/20

Especializações suspensas por conta da pandemia começarão as aulas em 24 de agosto

As pós-graduações a distância da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) que estavam pendentes em razão do contexto de pandemia iniciarão em agosto. As definições para cada curso estão no documento assinado na quarta-feira (22) pelo titular da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) e pelos coordenadores dos cursos de Atendimento Educacional Especializado, Ensino de Ciências (“Ciência é dez”) e Ciência de Dados.

Em atenção às medidas de distanciamento social, os cursos serão desenvolvidos, em um primeiro momento, sem os encontros presenciais. O comunicado informa que a medida atende ao Plano de Contingência da FURG, às orientações das autoridades de saúde dos municípios que abrigam os polos do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e aos prazos máximos dispostos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão responsável do Ministério da Educação (MEC). “Salientamos que as decisões tomadas são extremamente necessárias no combate à propagação do novo coronavírus, no sentido de resguardar as condições sanitárias de todas as pessoas envolvidas nos cursos”, esclarece o documento.

AVA FURG está disponível à comunidade acadêmica

Datas e procedimentos

O cronograma do curso de Atendimento Educacional Especializado prevê a sua aula inaugural, via webconferência, para 11 de agosto. Durante a atividade, os estudantes terão acesso às orientações sobre os procedimentos de confirmação de matrícula. A abertura das disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA FURG) será em 24 de agosto.

As matrículas da Especialização em Ensino de Ciências (“Ciência é dez!”) serão realizadas on-line, de 1º a 5 de agosto. Os procedimentos serão repassados aos estudantes por webconferências, em 29 de julho, às 18h (polos de Santo Antônio da Patrulha, Cachoeira do Sul e Três de Maio), e 30 de julho, no mesmo horário (polos Bagé, Sapiranga e Rio Grande, que também abrigará os inscritos de Mostardas e São Lourenço do Sul). As orientações de como participar (o link de acesso à plataforma Google Meet) foram enviados pela coordenação do curso (c10@furg.br) aos endereços eletrônicos informados na inscrição do processo seletivo. A aula inaugural será em 14 de agosto; o início das aulas no AVA FURG, também em 24 de agosto.

Na mesma data, estarão disponíveis as aulas do curso de Especialização em Ciência de Dados, no AVA FURG. As matrículas já foram confirmadas pela coordenação de curso. As orientações de acesso à plataforma institucional serão enviadas por e-mail.

Em caso de dúvidas

O canal para pedidos de informações do curso de Atendimento Educacional Especializado é o endereço neai.laboratorio@furg.br. A coordenação da Especialização em Ensino de Ciências (“Ciência é dez”) atende pelo e-mail c10@furg.br. Já a pós-graduação em Ciência de Dados, pelo e-mail do coordenador: lucianoribeiro@furg.br.

A Secretaria de Educação a Distância da FURG presta orientações à comunidade pelo sead@furg.br e pela conta de WhatsApp: (53) 9 9185-4732, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Comunicado SEaD/FURG 03/2020 - Início das Especializações EaD