Olá!
Esta aba contém os materiais formativos e informativos produzidos pela área de Material Educacional Digital (MED/SEaD) em parceria com diversos/as colaboradores/as. Neste espaço, você encontrará materiais em áudio, audiovisual e PDF.
Dica: aperte "Ctrl”
ou command+“F”
no seu teclado e digite uma palavra-chave do conteúdo que você procura!
Manual de identidade visual da SEaD
O manual de identidade visual é o conjunto de diretrizes técnicas para uso na criação de materiais gráficos da Secretaria de Educação a Distância (SEaD). O objetivo desse manual é fazer com que sejam construídos materiais com uma harmonização visual, a fim de permitir a identificação e memorização da marca da Secretaria.
Tipo de arquivo: PDF.
Manual de identidade visual SEaD
bit.ly/iv-sead
Identidade Visual FURG
bit.ly/iv-furg
Drive com assinaturas SEaD
bit.ly/sig-sead
Palavras-chave: Design; Identidade Visual; Definições.
Guia para a criação de Materiais Educacionais Digitais
Palavras-chave: videoaula; audiovisual; vídeo; áudio; podcast; slide; material
.
Áudio
O guia “Materiais Educacionais – Áudio” reúne os processos para produções em áudio, seja para utilizá-los apenas como arquivos sonoros (podcast, por exemplo), ou em vídeos, ou em apresentações (Microsoft PowerPoint ou Google Slides). Este material foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar as pessoas no uso de ferramentas para a elaboração de conteúdos didáticos em áudio.
Tipo de arquivo: PDF
Link: bit.ly/3KnrE45
Material de apoio:
Link: bit.ly/m-apoio-sead
Podcast: EM BREVE
YouTube: EM BREVE
Apresentações Google
O guia “Apresentações Google” versa sobre como funciona o aplicativo on-line de mesmo nome e sobre como criar designs simples mas atrativos, os quais poderão ser usados em aulas, eventos, produções audiovisuais, com exemplos dos principais recursos deste editor e as suas funções e algumas dicas sobre como explorar as suas funcionalidades. O objetivo deste material é auxiliar as pessoas no uso de ferramentas para elaborar apresentações em formato de slides.
Tipo de arquivo: PDF
Link: bit.ly/guia-slides
Material de apoio: bit.ly/apoio-slides
Modelo de apresentação: bit.ly/3y2o3pO
YouTube: EM BREVE
Vídeo
O guia “Materiais Educacionais – Vídeo” é composto por conceitos e processos a serem pensados na produção de audiovisuais, como uma gravação de si mesmo falando ou outra, em que há a possibilidade de o material final ser um vídeo. Este guia tem por objetivo auxiliar as pessoas no uso de ferramentas para a elaboração de materiais didáticos em vídeo.
Tipo de arquivo: PDF
Link: bit.ly/3vtAZ6v
Material de apoio: bit.ly/3vsBUEc
Podcast: EM BREVE
YouTube: EM BREVE
Revisão Linguística
O "Manual de orientações da Revisão Linguística aos/às solicitantes" foi criado pensando nas dúvidas que podem surgir ao abrir uma solicitação de Revisão Linguística. O Objetivo deste material é auxiliar os/as solicitantes nesse processo, para que a experiência seja tranquila e de fácil entendimento. Nele, você encontrará a descrição completa das etapas de Revisão e dicas do que fazer e do que evitar nesse processo.
Tipo de arquivo: PDF
Link: bit.ly/3PKZog1
Podcast: EM BREVE
YouTube: EM BREVE
Potencializando o AVA FURG na organização do planejamento
O guia “Potencializando o AVA FURG na organização do planejamento” contém uma contextualização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no que diz respeito à estrutura, à organização e aos processos de avaliação de disciplinas, e às potencialidades das ferramentas pedagógicas. Este conteúdo foi desenvolvido para auxiliar os/as docentes no planejamento de suas disciplinas no AVA FURG.
Tipo de arquivo: PDF (E-book)
Palavras-chave: AVA; Moodle; planejamento; ferramentas pedagógicas.
Normalização de Trabalhos Acadêmicos
O guia “Normalização de Trabalhos Acadêmicos” foi desenvolvido para auxiliar na formatação e no uso de citações em textos científicos, de acordo com as diretrizes da Academia Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Tipo de arquivo: Playlist de vídeos (YouTube)
Link: bit.ly/3y2JBCL
Palavras chave: ABNT; citações; normalização; texto acadêmico.
Instruções para Acessibilidade (com audiodescrição e LIBRAS)
O guia “Instruções para Acessibilidade”, desenvolvido em parceria entre a SEaD e o Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas (NEAI/ FURG), contém materiais introdutórios sobre assuntos como acessibilidade para surdos, orientações no desenvolvimento de atividades remotas e materiais digitais acessíveis, e utilização de HTML.
Tipo de arquivo: Playlist de vídeos (YouTube)
Link: bit.ly/3kpoSkl
Palavras chave: acessibilidade; inclusão; materiais digitais.
Tutoriais AVA FURG
O AVA FURG, Ambiente Virtual de Aprendizagem, é a plataforma on-line de ensino utilizada pela Universidade para apoiar os processos educacionais. O objetivo desta série é mostrar os recursos disponíveis no ambiente de ensino explicando a forma de configurá-los e assim, facilitar a organização de disciplinas e/ou cursos e a interação na comunidade acadêmica.
Tipo de arquivo: Playlist de vídeos (YouTube)
Link: bit.ly/38zXr4S
Palavras chave: AVA FURG; Moodle; Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Para entrar em contato conosco e/ou solicitar a criação de um material ou serviço, acesse o Sistemas FURG e vá até a aba "Solicitações". Neste espaço, você poderá escolher a nossa unidade (SEaD - Secretaria de Educação a Distância), e o tipo de solicitação você deseja fazer. Atualmente, temos as seguintes opções:
- MED - Criação de Materiais Sonoros e Podcast, para solicitar a produção de áudios ou podcasts;
- MED - Criação de Material Audiovisual, para solicitar a criação de materiais em vídeo;
- MED - Revisão Linguística, para solicitar a revisão de conteúdos de sua autoria;
- MED - Design e Diagramação, para solicitar a criação de design e a diagramação de materiais autorais.
Caso você tenha dúvidas sobre qual material deseja ou como produzi-lo, agende uma reunião conosco através da solicitação “MED - Orientação para Criação de Material Educacional Digital”.
Nossos canais
Canal do YouTube: bit.ly/3s1ZxRH
Site da Rádioweb Experimental: salapodcast.furg.br/experimental
Spotify do podcast Prelúdio: spoti.fi/3ONSJRC
Quais materiais educacionais digitais você pode criar para a sua disciplina?
Tipo de arquivo: PDF.
Link:
https://bit.ly/3yypcpc
Palavras-chave: materiais; audiovisual; áudio; material gráfico.
Checklist de materiais para disciplinas da EaD/FURG
Tipo de arquivo: Imagem.
Link:
https://bit.ly/3wiOhBO
Palavras-chave: materiais; disciplina.
Processos de criação de materiais educacionais digitais elaborados pela área
de Material Educacional Digital/SEAD
Tipo de arquivo: PDF.
Link:
https://bit.ly/3wk73Jd
Palavras-chave: criação de materiais; etapas; processos.
Capacitação Joomla
14 JUN 2022 | 16h Capacitação em Joomla - Básico |
|
09 AGO 2021 | 14h Capacitação em Joomla - Básico |
|
Formação de Tutores
O espaço pedagógico de Formação de Tutores tem como objetivo possibilitar a construção e reconstrução de conhecimentos. Por seu caráter assíncrono, permite uma reflexão sobre os conceitos trabalhados, bem como a discussão de temáticas relativas à formação de tutores na Educação a Distância da FURG. Trabalhamos com diferentes temáticas no que tange a utilização de ferramentas digitais, estudando seu potencial para a comunicação, interatividade e aprendizagem online, ampliando o repertório técnico desses artefatos. Além disso, propomos analisar os mecanismos de mediação pedagógica e as emergências relacionadas aos processos avaliativos na Educação a Distância (EaD).
Lembramos àqueles que estão começando a tutoria que existe um espaço que contribui para ampliar nossas compreensões e saberes no trabalho na EaD. Para isso, acesse o Curso para Tutores Novos.
FLUXO DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS DIGITAIS NA SEAD-FURG
As diferenças existentes entre a Educação a Distância e a Educação Presencial tornam o processo de criação de material um pouco mais complexo, tendo em vista que é necessária uma maior clareza no seu conteúdo, diferentes possibilidades e formatos, de modo a contemplar a diversidade dos modos de aprender.
Cabe destacar que o trabalho realizado na SEaD não questiona a complexidade das produções nem o conteúdo abordado nos materiais, mas a forma como são apresentados ao leitor, com adaptações para o espaço virtual, preservando a autoria, o sentido dado e o estilo de quem o produziu. Nesse contexto, a fim de apresentar o processo de produção dos materiais e melhorar a comunicação com os docentes, seguem algumas orientações.
A/O coordenadora/coordenador de curso novo pode solicitar com antecedência o desenvolvimento da identidade visual do curso e, da mesma forma, a/o professora/professor a cada início de disciplina.
No decorrer do curso, a SEaD oferece apoio docente para planejamento das aulas virtuais. Para conversa, atendimento e acompanhamento pedagógico na organização das aulas virtuais, acessar https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/furg-ava-formacao. Os horários estão disponíveis no site da SEaD, na aba AVA Formação.
Inicialmente, a/o professora/professor planeja a sua disciplina, reúne os materiais que quer utilizar e organiza o Ambiente Virtual. As dicas podem ser consultadas em https://sead.furg.br/images/pdfs/Organizando_a_Aula.pdf
O Núcleo de Material Educacional Digital (MED) da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG tem como objetivo auxiliar o professor na composição dos seus materiais, por isso conta com profissionais para revisar os textos, diagramação, produzir audiovisuais e podcasts. O MED recebe dois tipos de solicitação: criação de material educacional digital e agendamento de produção audiovisual e podcast. Ambas passam pelo processo de revisão linguística. Após esses primeiros passos, a/o professora/professor realiza as solicitações à SEaD pelo Sistemas FURG, nos formulários de ‘Criação de Material Educacional Digital’ e ‘Agendamento de produção: audiovisual e podcast’, preenchendo os campos com atenção, pois é a partir deles que o material entra em revisão. Quanto mais informações, mais fácil será a produção. Importante preencher as datas de início e fim da disciplina e alertar para os prazos de produção antes da data de abertura da aula. Observe o diagrama:
A partir da solicitação, o material inédito dá entrada na Revisão Linguística, passa por adequações gramaticais, momento em que são sugeridas contribuições e/ou sugestões, as quais serão retornadas a/o professora/professor via sistema, na mesma solicitação (muito importante!). O professor deve rever periodicamente a solicitação feita, pois é por ela que se estabelece o fluxo de comunicação com a equipe.
Após a apreciação das sugestões, a/o professora/professor retorna o material pela mesma solicitação realizada, para a revisão final dos arquivos, que em seguida, são enviados ao Design e à Diagramação. Seguindo as orientações recebidas pela/pelo professora/professor, poderá desenvolver: a identidade visual da disciplina e dos materiais digitais, a diagramação dos textos e produção de banners, cards, ilustrações e outras criações solicitadas.
Finalizado o processo de criação, o material diagramado é anexado na solicitação e retorna a/ao professora/professor. Os audiovisuais e podcasts, são publicados pela equipe nos canais específicos de áudio/vídeo e os links encaminhados para o professor. Com acesso ao conteúdo finalizado, a/o professora/professor carrega (upload) para o AVA da sua disciplina, cria as atividades e avaliações.
Por fim, a/o docente deverá liberar o acesso ao conteúdo (abre o olhinho). Lembramos que todo o material disponibilizado é de responsabilidade do professor.
O prazo ideal que a equipe precisa para produzir, é:
- entrada na revisão linguística: 6 semanas antes da abertura
- entrada no audiovisual e podcast: 5 semanas antes da abertura
- entrada na diagramação: 4 semanas antes da abertura
em caso de dúvida, encaminhe e-mail para medseadfurg@gmail.com ou solicite atendimento pedagógico https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/furg-ava-formacao
Quer saber mais? Consulte as nossas dicas:
Tutoriais de apoio ao Estudante
Olá,
Você conhece os seis módulos do Curso Permanente de Atividades Extracurriculares para Estudantes de Graduação, oferecido pela PRAE?
Você tem enfrentado dificuldades para cumprir as atividades/horas complementares, necessárias na conclusão do seu curso de graduação?
Então, te convidamos a conhecer o nosso trabalho, pois trata-se de um material pedagógico organizado pela equipe da PRAE, que tem como público alvo os estudantes dos cursos de graduação da FURG, modalidades - presencial e EaD.
Para acessar e conhecer os módulos do curso basta realizar a sua inscrição no https://sinsc.furg.br/, no módulo pretendido e, após a homologação, sua escolha será disponibilizada diretamente no seu Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA da FURG.
Clique no link e saiba como acessar o Sistema Acadêmico. Além de consultar sua nota/frequência e, durante o período indicado, solicitar matrícula on-line, o Sistema também disponibiliza outras funções, como: solicitar carteira do Diretório Central dos Estudantes (DCE), mudar senha, criar email, ver mini-histórico, etc.
- Tutorial - dicas de como acessar as ferramentas do AVA MOODLE
- Guia do Estudante - acesso ao AVA FURG
Caso não possua login e senha acesse como visitante.