1. Qual a duração do curso? O curso tem duração mínima de 8 semestres (4 anos).


2. O curso é 100% online? Embora o curso seja oferecido na modalidade a distância, a presença dos estudantes nos polos de apoio presencial da UAB é obrigatório nos encontros presenciais e, também, na avaliação das disciplinas.


3. Quando ocorrerão os encontros presenciais e as avaliações das disciplinas? E com que frequência? Os encontros presenciais e as avaliações acontecerão, prioritariamente, de segunda a sexta à noite e/ou aos sábados nos turnos da manhã e/ou tarde, em datas pré-determinadas. Espera-se que cada disciplina ofertada no semestre tenha um encontro presencial e uma avaliação, os quais poderão envolver mais de uma disciplina por encontro.


4. Quantas vagas serão ofertadas? E em que cidades? Serão ofertadas 150 vagas, sendo distribuídas 25 vagas por cada um dos 06 polos (Cachoeira do Sul, Canguçu, Novo Hamburgo, Picada Café, Sapiranga e Sobradinho).


5. Qualquer pessoa pode se inscrever no curso? Não. As vagas deste Processo Seletivo são EXCLUSIVAMENTE para agentes públicos que atuam na Administração Pública em quaisquer níveis de governo e em diversos setores públicos, tanto administrativos, quanto políticos, com vínculo permanente ou temporário, nas seguintes áreas: saúde, gestão, gestão ambiental, segurança pública, gestão municipal, finanças e orçamento público, áreas correlatas ao da Informação e tecnologia, defesa nacional, entre outros. Serão admitidos como comprovantes de agentes públicos: contrato de trabalho; contracheque referente ao mês anterior do período de inscrição do certame; declaração do empregador que conste a relação do serviço prestado ao setor público; cópia de contratos de prestação de serviços que conste a relação do serviço prestado ao setor público, devidamente assinados e datados. Será eliminado do certame o candidato que não comprovar as condições estabelecidas.


6. O curso tem vagas para cotistas? Sim. As vagas serão distribuídas por modalidade de ampla concorrência e reserva de vagas, de acordo com a legislação vigente (Lei n. 12.711/2012 e Lei n. 13.409/2016) e com o Programa de Ações Afirmativas (PROAAf) da FURG, definido pela Resolução Nº 20/2013 do Conselho Universitário – Consun, com redação alterada pela Resolução Nº 11/2022 do Consun.


7. Como se dará a distribuição das vagas entre ampla concorrência e reserva de vagas? Das 25 vagas por polo: Ampla concorrência terá 11 vagas; Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) terá 4 vagas; Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) terá 2 vagas; Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) terá 4 vagas; Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) terá 1 vaga; Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 13.409/2016) terá 01 vaga; Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 13.409/2016), terá 01 vaga; Candidatos com deficiência (PROAAf, Resolução Nº 20/2013 do Conselho Universitário – Consun, com redação alterada pela Resolução Nº 11/2022 do Consun) terá 01 vaga. Não havendo candidatos selecionados para vagas reservadas às cotas, estas serão migradas para a modalidade de Ampla Concorrência.


8. Até quando vão as inscrições? As inscrições deverão ser efetuadas, exclusivamente, via internet na página http://coperse.furg.br, através do preenchimento do FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO, do dia 18 de setembro até às 23h59min do dia 09 de outubro de 2023.


9. E como faço a inscrição? No endereço eletrônico http://coperse.furg.br, o candidato encontrará informações específicas sobre como realizar a sua inscrição.


10. As inscrições são gratuitas? Não. O valor da taxa de inscrição será de R$ 50,00 (cinquenta reais). Entretanto, estará isento do pagamento da taxa de inscrição o candidato que realizar esta solicitação de acordo com as orientações do edital e tiver inscrição válida no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto nº 6.135/2007, e for membro de família de baixa renda, nos termos deste Decreto. A FURG consultará o órgão gestor do CadÚnico para possível deferimento da solicitação.


11. Como será o processo seletivo? A seleção dos candidatos será efetuada, exclusivamente, com base nos resultados obtidos mediante a realização de prova presencial de REDAÇÃO, num dos polos de apoio previamente escolhido, em Língua Portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório. A nota mínima para classificação é de 20 (vinte) pontos, que corresponde a 20% da nota da prova. Os critérios de pontuação estão discriminados no Edital.


12. Posso me inscrever para mais de um polo? Não. Cada candidato pode concorrer para um único polo de apoio presencial dentre os ofertados neste edital e uma única MODALIDADE, de acordo com Lei nº 12.711/2012, que especifica o sistema de cotas para escolas públicas. O candidato cotista concorrerá também por Ampla Concorrência.


13. Onde será realizada a prova? A divulgação dos locais de prova, contendo o nome do candidato e a respectiva sala para realização da prova será publicada na página http://coperse.furg.br no dia 06 de novembro de 2023. O local de realização da prova, será EXCLUSIVAMENTE na localidade do polo de apoio presencial para qual o candidato concorre a uma vaga. Não será permitida a realização da prova em local diferente daquele escolhido pelo candidato na ficha de inscrição do processo seletivo.