Ambiente Virtual de Aprendizagem será apresentado no canal da FURG no Youtube, na terça-feira (14), às 18h

Um novo espaço de sala de aula, virtual, começou oficialmente a ser inserido nos processos educacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na manhã de terça-feira (14). O AVA FURG (a sigla refere-se a “Ambiente Virtual de Aprendizagem”), além de sua integração ao Sistema Acadêmico, traz evoluções em navegabilidade, inclusão, portabilidade e segurança da informação. Para contar sobre o seu desenvolvimento e apresentar a plataforma à comunidade acadêmica, a FURG fará uma transmissão ao vivo (live) no canal institucional no Youtube, nesta terça-feira, às 18h.

A atividade faz parte de uma série de discussões on-line, sempre nas terças-feiras de julho, às 18h, sobre a formação docente no projeto “Territórios de Aprendizagem em Tempos de Pandemia”. A coordenadora de Inovação, Zélia do Couto, e os técnicos da área de Tecnologia da Informação da Secretaria de Educação a Distância (SEaD), Fabiano Barbosa, Jeferson Oliveira e Rafael de Castro, conversarão sobre os novos recursos e as potencialidades pedagógicas do AVA FURG. A mediação será do secretário de Educação a Distância da FURG, Valmir Heckler.

Educação SEM distância

O desenvolvimento da plataforma é um projeto antigo da FURG, sob responsabilidade do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), em parceria com a SEaD. Até o momento, a Universidade contava com o suporte de dois ambientes virtuais: o Moodle FURG e o Moodle UAB EaD, com aproximadamente 40 mil participantes. O novo espaço on-line de sala de aula é também baseado em software livre customizável de gestão da aprendizagem, o Moodle, com mais ferramentas e potencialidades pedagógicas.“A plataforma vai contribuir na perspectiva de potencializar ações de comunicação entre professores e estudantes, mesmo que estejam geograficamente distantes", comemora o secretário de educação a distância da FURG, Valmir Heckler.

Entre os novos recursos, está a possibilidade de comunicação instantânea entre os participantes dos cursos, individual ou coletivamente, como nos sites de redes sociais. Assim, não haverá a dependência de plataformas privadas, sujeitas às disponibilidades externas. Os registros dessas comunicações permanecem nos espaços formais da Universidade. headshop

O AVA FURG também traz interfaces ilustradas para serem exploradas pelos docentes no desenvolvimento de ações pedagógicas (a exemplo de fórum, glossário, pesquisa, laboratório de avaliação, base de dados). Para auxiliar a comunidade acadêmica a compreender sobre suas potencialidades em termo de ensino-aprendizagem, a Universidade criou também o AVA FORMAÇÃO, um espaço integrado de consulta, estudo e apoio técnico-pedagógico sobre o AVA FURG, com informações e orientações específicas para professores, estudantes e tutores.