Banner Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa EaD

 

Apresentação:

 

Objetivo do curso:

Formar profissionais competentes e críticos, capazes de desenvolver atividades de ensino na área de Letras, para atender às necessidades da Educação Básica, nos anos finais da Educação Fundamental e no Ensino Médio, com competência teórica e técnica, imbuídos do espírito de incentivarem o desenvolvimento da pesquisa e de promoverem atitudes investigativas, bem como de desenvolverem nas comunidades a vivência de valores éticos, sociais e humanos.

 

Áreas de atuação:

O Curso de Letras – língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa — EaD espera que o futuro profissional de Letras seja responsável pelo desenvolvimento linguístico e social das pessoas e que tenha a competência e a habilitação para o exercício do magistério em Língua e em Literatura na Educação Básica, Técnica e Superior. Deve, ainda, ter uma postura ética, responsabilidade social e consciência do seu papel profissional; compreender e aplicar diferentes teorias e métodos de ensino que permitam a transposição didática dos conhecimentos sobre Língua e Literatura; desenvolver habilidades no uso de novas tecnologias e compreender sua formação profissional como um processo contínuo, autônomo e permanente. Nessa medida, é importante a reflexão, à luz de diferentes teorias, sobre os fatos linguísticos e literários como modo de ampliar o conhecimento e de conduzir pesquisas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem de Língua e Literatura.

Para além das atividades de ensino, o egresso poderá atuar na prestação de serviços de revisão e consultoria linguística e textual a editoras e outros tipos de empresas, bem como a particulares. O futuro profissional de Letras pode ter diferentes funções, dependendo da carreira escolhida. Pela formação, ele está apto a ministrar aulas de Língua Portuguesa e Literatura, nos níveis fundamental e médio de educação básica. Para além das atividades de ensino, também pode atuar na prestação de serviços de revisão, editoração, consultoria linguística e textual.

Perfil do profissional:

O Curso busca formar profissionais com domínio da linguagem verbal e das metalinguagens, da compreensão dos fenômenos linguísticos e literários, capazes de fazer a transposição didática e demonstrar sensibilidade às diversidades linguísticas culturais, cientes do impacto das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, devem demonstrar capacidade de lidar, de forma crítica, com o universo multifacetado das linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, primordialmente para o exercício do magistério em Língua e em Literatura no Ensino Fundamental (anos finais), Médio, Superior, Técnico, dentre outros contextos. 

O egresso deve demonstrar compreensão dos fenômenos linguísticos e literários, bem como capacidade de produção e recepção crítica de textos de diferentes gêneros. Além disso, deve desenvolver a habilidade de refletir teoricamente sobre a linguagem e de reconhecer as diversidades linguísticas e culturais, fazendo uso de novas tecnologias e compreendendo sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. O egresso deve, ainda, apropriar-se continuamente de novas tecnologias, como modo de ampliar seu conhecimento e conduzir processos integrados de ensino-aprendizagem de língua e literatura. Espera-se também que promova discussão e análise das características locais e regionais em que está inserido, sendo capaz de lidar com as questões socioambientais, éticas e estéticas ligadas à diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural, como princípio de equidade.

Além de atuar no Ensino Fundamental (anos finais) e no Ensino Médio, em diferentes ambientes educativos, o egresso estará apto a atuar na prestação de serviços de tutoria, revisão e consultoria linguística e textual a editoras, empresas e demais organizações públicas ou privadas, sempre consciente do papel da linguagem na formação do sujeito e de sua responsabilidade social no desenvolvimento das habilidades linguísticas essenciais à inserção e à atuação do cidadão na sociedade.

Esse perfil está em consonância com os objetivos do Curso e atende a critérios de clareza e coerência em relação às necessidades profissionais e sociais. Também é convergente com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Letras (Parecer CNE/CES 492/2001, aprovado em 03/04/2001), com a Resolução CNE/CP n.o 2, de 19 de fevereiro de 2002, com a Resolução No 014/2021 do Conselho Universitário da FURG, em 08 de outubro de 2021 e com a Resolução CNE/CP n.o 2, de 20 de dezembro de 2019.

Polos de apoio presenciais

Balneário Pinhal (30 vagas)

Canguçu (30 vagas)

Hulha Negra (30 vagas)

Novo Hamburgo (30 vagas)

Santo Antônio da Patrulha (30 vagas)

Sapiranga (30 vagas)