Presentación

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed ut arcu a mauris egestas laoreet eget quis turpis. Morbi volutpat lectus et metus iaculis consectetur. In nisi dolor, consequat nec aliquam quis, euismod sit amet libero.

Sed maximus, nisl ac semper ornare, nibh quam pretium lectus, eu condimentum mi tortor non orci. Vivamus hendrerit augue mi, ut sodales ipsum tristique vitae. Nunc sodales ac nisi sed feugiat.

Maecenas ut justo mattis, fringilla leo ut, convallis est. Ut dictum ante tellus, et malesuada diam feugiat in. Nulla malesuada quis sapien vel vestibulum. Curabitur tempor tellus vestibulum arcu accumsan tempor. Suspendisse egestas neque turpis, quis auctor massa vestibulum ac. Nunc quis dictum nisl. Phasellus ligula lacus, finibus eu elit vitae, consequat malesuada nibh. Mauris a ante felis. Curabitur scelerisque ligula ante, et posuere ipsum bibendum eget. In non justo eu purus facilisis fermentum id in dui. Maecenas ut justo mattis, fringilla leo ut, convallis est. Ut dictum ante tellus, et malesuada diam feugiat in. Nulla malesuada quis sapien vel vestibulum. Curabitur tempor tellus vestibulum arcu accumsan tempor. Suspendisse egestas neque turpis, quis auctor massa vestibulum ac. Nunc quis dictum nisl. Phasellus ligula lacus, finibus eu elit vitae, consequat malesuada nibh. Mauris a ante felis. Curabitur scelerisque ligula ante, et posuere ipsum bibendum eget. In non justo eu purus facilisis fermentum id in dui.

Trabalhos ESUD

Clique abaixo para acessar os trabalhos apresentados no ESUD por colaboradores da SEAD.

• Silva e Silva, M. da G., Fernandes Carneiro, M. L., Crissi Knuppel, M. A., & Mendes Garcia, N. (2024). EDUCAÇÃO HÍBRIDA, FLEXÍVEL, REMOTA E ABERTA NOS ANAIS DO ESUD|CIESUD DE 2019 A 2021. ESUD|CIESUD, 12. Recuperado de https://submissao-esud2023.ufms.br/home/article/view/88

• Mendes Garcia, N., Barros Jardim , D., Musa Hamid, M., & Seibt do Couto, Z. de F. (2024). ENTRE A PRESENCIALIDADE E A VIRTUALIDADE NA TUTORIA DOS CURSOS EAD: REPENSANDO ATRIBUIÇÕES PÓS-PANDEMIA. ESUD|CIESUD, 9. Recuperado de https://submissao-esud2023.ufms.br/home/article/view/87

• Ortiz, J. O. D. S., Dorneles, A. M., Ribeiro, L. O. M., Bederode, I. R., & Heckler, V. (2022). PENSANDO UMA COMUNIDADE DE DIÁLOGO, PRÁTICA E TEORIZAÇÃO ACERCA DA EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS COM O AUXÍLIO DOS REA, A PARTIR DOS DIAGRAMAS RDA. Anais do CIET: CIESUD: 2022. Recuperado de https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2022/article/view/2286/1881

• Fazio, A. A., Ruas, F. P., Heckler, V., Galiazzi, M. C. & Araujo, R. R. (2021). PROFESSOR-TUTOR DIALÓGICO E AFETIVO NO CONTEXTUALIZAR AÇÕES INVESTIGATIVAS EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais do CIET:CIESUD: 2021. Recuperado de https://drive.google.com/file/d/1UuycuSO6U_83xv5NFbvY1LphnJdv8_iH/view

• Garcia, A. T., Junior, E. de A. G., Carvalho, J. T. & Silva, S. A. V.  (2019). AVAPOLOS NA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO OFERECIMENTO DE CURSOS EAD SEM INTERNET EM POLOS OF LINE SIMULADOS. Anais ESUD|CIESUD: 2019, p. 1159. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/02/Anais-ESUD-CIESUD-2019-Vers%C3%A3o-Final.pdf

• Batista, P. S. & Dall’asta, M. N. (2018). APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS DIGITAIS. Anais ESUD|CIESUD: 2018, p. 452. Recuperado de https://drive.google.com/file/d/1g3gVe1VQ5mrpxu5HpZeuaJC_tsH6TvS5/view (página 452)

• Duarte, L. M., Pereira, E. C. & Saggiomo, L. da S. (2018). AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NUM PROCESSO FORMATIVO MEDIADO PELA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais ESUD|CIESUD: 2018, p. 898.Recuperado de https://drive.google.com/file/d/1g3gVe1VQ5mrpxu5HpZeuaJC_tsH6TvS5/view (página 898)

 Corrêa, M., Conceição, H., Fraga, J., Fernandes, M., Franco, M. & Barwaldt, R. (2017). UM ASSISTENTE MÓVEL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL VOLTADO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 92. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf 

 Granada, R., Cesário, V., Domingues, D. & Barwaldt, R. (2017). INCENTIVO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA SURDOS UTILIZANDO UM ELUCIDÁRIO COMPUTACIONAL. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 247. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf 

• Alves, C. da C. & Heckler, V.  (2017). TIC NOS PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES: INTERLOCUÇÕES COM ESTUDOS BRASILEIROS. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 271. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf 

 Silveira, F. de C.  (2017). RECURSOS TECNOLÓGICOS: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 390. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf  

 Leite, R. M. & Barwaldt, R. (2017). FRAMEWORK CONCEITUAL PARA A CONSTRUÇÃO DE INTERFACES PERSUASIVAS EDUCACIONAIS.  Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 491. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf

 Santos, A. L. D., Quintana, A. C. & Silva, G. D. (2017).  TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO NA GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E SUA RELAÇÃO COM O ENADE. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 581. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf 

• Duarte, L. M., Pereira, E. C. & Saggiomo, L. da S. (2017). A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 651. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf 

 Machado, C. C. & Laurino, D. P.  (2017). CONVERSAS SOBRE A GESTÃO DO ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: O GESTOR TECNICISTA. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 707. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf 

• Nascimento, C. O. & Rodrigues, S. C.  (2017). VOZES QUE REFERENCIAM OS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA COMO UMA CONQUISTA PESSOAL E PROFISSIONAL. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 853. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf 

 Felix, E., Espíndola, D., Pinto, I., Heckler, V., Pinho, P. & Couto. Z.  (2017). A GESTÃO DE NÚCLEOS DE EAD: UM CASO DE USO DA SEAD/FURG. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 926.  Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf 

• Cofferri, F. F., Martinez, M. L. S. & Novello, T. P.  (2017). MAPEAMENTO DAS GERAÇÕES BABY BOOMERS, X E Y NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 1343. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf 

 Silva, W. R., Alves, C. da C. & Heckler, V.  (2017). A CIBERCULTURA NA PESQUISA-FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 1499. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf 
• Silva, W. R. & Heckler, V.  (2017). FERRAMENTAS E PRINCÍPIOS DE UMA COMUNIDADE DE INDAGAÇÃO ONLINE. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 1524. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf 

• Martins, A. S. R., Quintana, A. C. & Quintana C. G.  (2017). WEBCONFERÊNCIA: FERRAMENTA PARA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO E AVALIAÇÃO EM EAD. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 1580. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf (página 1580)

• Quintana, A. C., Cruz, A. P. C., Souza, G. da S. F., Cavalheiro, D. N., Santos, A. L. D. & Pereira, D. H.  (2017). CURSO DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 1620. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf 

• Silveira, D. S., Pereira, E. D. & Araújo, R. R.  (2017). UMA TRAMA INTERDISCIPLINAR ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EAD. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 1783. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf 

• Esperança, J. A., Martins, I. P. & Garcia, N. M.  (2017). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TUTORES NA SEaD/FURG: CONCEPÇÕES E PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 1818. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf

• Centa, V., Lettnin, A. P. & Oliveira, M.  (2017). A INFLUÊNCIA DA TV E DO VÍDEO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS MUNICIPAIS NO MUNICÍPIO DE SOBRADINHO-RS. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 1862. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf

• Machado, C. M. dos S., Rodriguez, B. D. do A. & Elacoste, T. S. (2017). DISCUSSÃO DE SISTEMAS LINEARES NA MODALIDADE À DISTÂNCIA:UMA ABORDAGEM CONCEITUAL E PRÁTICA. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 1922. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf 

 Hahn, C. S. R., Barwaldt, R. & Born, M. B. (2017). A UTILIZAÇÃO DA WEBQUEST COMO APOIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DOCENTE. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 1960. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf 

• Couto, Z. de F. S. & Laurino, D. P.  (2017). A BIOLOGIA DO CONHECER COMO BASE PARA A AUTONOMIA COMPARTILHADA NA CONVIVÊNCIA DIGITAL. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 2085. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf 

• Martinez, M. L. S. & Machado, C. C.  (2017). UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR POR MEIO DA ANÁLISE E CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 2095. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf 

 Cerqueira, L., Chagas, L., Garcia, N. & Dolci, D.  (2017). MOTIVAÇÕES E RESISTÊNCIAS NO USO DE TDICS NO ENSINO SUPERIOR: UMA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 2105. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf 

• Marques, M. B., Silveira, D. da S. & Ribeiro, L. O. M. (2017). A RELEVÂNCIA DA ATUAÇÃO DO TUTOR A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS. Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 2118. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf

• Almansa, S. D., Müller, D. D. R., Machado, C. M. dos S. & Pereira, A. E. L. (2017). A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE ALIADA A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS SOBRE O TEMA "LIXO, INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO BÁSICO DA VILA CAIÇARA". Anais ESUD|CIESUD: 2017, p. 2197. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ANAIS_ESUD2017.pdf 

• Brenner, F., Pinto, I., Espíndola, D. B. & Machado, K. S. (2016). MINERAÇÃO DE DADOS APLICADA AO ESTUDO DE PERFIS DE ALUNOS NA PLATAFORMA MOODLE. Anais ESUD|CIESUD: 2016, p. 110. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/Anais2016.pdf 

• Saggiomo, L. da S., Pereira, E. C., Duarte, L. M. & Miranda, S. A. (2016). FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR TUTOR. Anais ESUD|CIESUD: 2016, p. 1603. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/Anais2016.pdf 

• Silva, R. C. S. & Laurino, D. P. (2016). SER PROFESSOR DE CIÊNCIAS: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DOS ESTAGIÁRIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais ESUD|CIESUD: 2016, p. 1931. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/Anais2016.pdf 

• Garcia, N. M. & Hamid, M. M. (2016). ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS EM CURSOS DE LICENCIATURA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais ESUD|CIESUD: 2016, p. 2098. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/Anais2016.pdf 

• Heckler, V., Motta, C. S. & Galiazzi, M. do C. (2015). A EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS CONSTITUÍDA NA INTERATIVIDADE ONLINE. Anais ESUD|CIESUD: 2015, p. 120. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/Anais_completo.pdf

• Martinez, M. L. S. & Novello, T. P. (2015). A DOCÊNCIA EM UM CURSO INTERDISCIPLINAR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Anais ESUD|CIESUD: 2015, p. 519. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/Anais_completo.pdf 

• Pinto, S. S. & Laurino, D. P. (2014). CONSTRUÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA COMPREENDER O OPERAR DA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Anais ESUD: 2014, p. 811. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ESUD-2014.iso 

• Pianesser, R., Brenner, F., Machado, K. S., Pinto, I., Musa, M., Gouvêa, A., Gallon, R. F. & Espíndola, D. B. (2014). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM PANORAMA BASEADO NO MODELO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Anais ESUD: 2014, p. 870. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ESUD-2014.iso 

• Brenner, F., Pianesser, R., Espíndola, D. B., Pinto, I., Musa, M., Gouvêa, A., Gallon, R. F. & Machado, K., S. (2014). REVISÃO SISTEMÁTICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO DA EAD NO BRASIL. Anais ESUD: 2014, p. 1167. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ESUD-2014.iso 

• Moura, A. C. de O. S., Batista, M. S. M. H. & Pereira, S. A. (2014). FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA EAD: REFLEXÕES E PROPOSTA. Anais ESUD: 2014, p. 2312. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ESUD-2014.iso (

• Sousa-Filho, P. G. (2014). USO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais ESUD: 2014, p. 2958. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ESUD-2014.iso 

• Monteiro, A. F., Alves, T. P., Laurino, D. P., Moura, A. C. de O. S. & Vaniel, B. V. (2014). A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO TUTOR-ALUNO: O ENSINAR E O APRENDER NA EDUCAÇÃO ONLINE. Anais ESUD: 2014, p. 3003. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ESUD-2014.iso

• Pastore, M. C. & Santos, R. de C. G. (2014). A ARTICULAÇÃO DAS OFICINAS DE EDIÇÃO DE VÍDEO COMO PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Anais ESUD: 2014, p. 3016. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ESUD-2014.iso 

• Silva, R. C. S., Martinez, M. L. S. & Pinho, D. de S. (2014). INTERDISCIPLINARIDADE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Anais ESUD: 2014, p. 3338. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/anais/arquivos/ESUD-2014.iso