Imprimir

Servidores/as da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) podem concorrer às bolsas do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) para as funções de coordenador/a geral e  coordenador/a adjunto/a. À coordenação geral, são elegíveis apenas docentes efetivos, após a conclusão do estágio probatório, entre outros critérios previstos no Edital. Para a bolsa de coordenador/a adjunto/a, o processo seletivo é aberto também aos/às técnico/a-administrativos/as em Educação, desde que comprovem experiência no magistério superior de pelo menos três anos, entre outros requisitos exigidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A inscrição ao processo seletivo estará disponível no Sistema de Inscrições da FURG (Sinsc) de 28 de outubro a 20 de novembro de 2021. Para postular às bolsas, é necessária a apresentação de uma candidatura coletiva (chapa) que compreenda, respectivamente, as duas funções. A seleção será organizada em duas etapas: avaliação curricular e do Plano de Trabalho. 

A remuneração prevista é de R$ 1,5 mil mensais, em ambos os casos, para 20h semanais de dedicação. Entre as atribuições, estão o desempenho de funções administrativas e pedagógica, tais quais o acompanhamento das atividades dos cursos, verificação das condições dos polos de apoio presencial, capacitação da equipe envolvida com o Sistema UAB, apoio ao registro acadêmico e de bolsistas e aplicação dos recursos financeiros.     

Universidade Aberta

O Sistema UAB, implementado pelo Ministério da Educação (MEC) no contexto de políticas públicas voltadas para a democratização e a interiorização do ensino superior, foi aderido pela FURG em 2007. Para o oferecimento de cursos na modalidade a distância, o Programa prevê sistema compartilhado de gestão: acadêmica, de responsabilidade das Instituições Públicas de Ensino Superior; financeira (administração central da Capes/MEC); e de infraestrutura local, via polos de apoio presencial, de responsabilidade das Prefeituras Municipais ou outras entidades públicas que também integram o Sistema UAB.  A universidade já ofereceu nesse formato sete cursos de graduação e 15 especializações, em diversos municípios.


Edital de Abertura
Inscrições (disponível a partir de 28/10/21)