Imprimir

Biblioteconomia, Ciências e Física: inscrições, via on-line, estarão abertas até 25 de setembro

 

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015 ou edições posteriores podem se candidatar ao processo seletivo da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) para os cursos de graduação a distância: Biblioteconomia (150 vagas) e licenciaturas em Física (170) e Ciências (170). As oportunidades estão distribuídas em 14 municípios: Balneário Pinhal, Cachoeira do Sul, Canguçu, Esteio, Gramado, Jaguarão, Mostardas, Restinga Sêca, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento, São Francisco de Paula, São José do Norte, São Lourenço do Sul e São Sepé. As inscrições, somente via on-line, serão recebidas até 25 de setembro pelo endereço https://coperse.furg.br/.

 

O processo seletivo prevê reserva de vagas para diversos públicos, de acordo com a legislação nacional e as normativas internas da Universidade, particularmente o Programa de Ações Afirmativas (Proaaf). Dessa forma, candidatos que atendam a um ou mais critérios têm direito a participar de modalidades específicas de seleção, além da ampla concorrência: renda bruta familiar, por pessoa, inferior a 1,5 salários mínimos; Ensino Médio cursado integralmente em escolas públicas; identidade preta, parda ou indígena; e pessoas com deficiência. Além disso, são destinadas duas vagas nos cursos de licenciatura (Ciências e Física), por polo de oferta, aos professores da Educação Básica da rede pública, desde que em efetivo exercício.

 

A seleção será realizada com base na nota do Enem de 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019, conforme os pesos estabelecidos no Edital, em cada curso, para os conjuntos de disciplinas e a prova de redação. O início das atividades letivas está previsto para fevereiro de 2021.