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FURG oferece 180 vagas, em seis municípios, para a pós-graduação a Distância em Atendimento Educacional Especializado 

O compartilhamento de estratégias pedagógicas para que professores tenham mais recursos para promover a inclusão de pessoas com deficiência ou necessidades específicas de aprendizagem no ambiente escolar motiva a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) para a oferta de formação em Atendimento Educacional Especializado. A experiência da Universidade na área, desde a década de 1990, dá forma a um curso de Especialização, na modalidade a distância, oferecido em seis municípios pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Professores que atuam em escola pública e/ou egressos de licenciaturas podem se inscrever até 11 de março, pelo Sistema de Inscrições dos Cursos de Pós-Graduação (Siposg) da FURG.

A Instituição, pelo diagnóstico da realidade escolar no interior do Estado, mobiliza-se para promover a sensibilização dos sujeitos e capacitar professores para adoção de práticas inclusivas no contexto educacional. “A intenção é que a escola minimize as diferenças, que a escola veja formas de inclusão. A gente sempre fala de acessibilizar o espaço, material, mas o mais importante é sensibilizar o ser humano, de se colocar no lugar do outro para pensar estratégias pedagógicas”, explica a coordenadora do curso, Carla de Felippe. 

A pós-graduação distância, com 180 vagas, será ofertada em Rio Grande, no polo abrigado pela FURG na estrutura da Secretaria de Educação a Distância, e nos municípios de Santa Vitória do Palmar, Mostardas, Canguçu, Santana do Livramento e Agudo. O Edital, de acordo com as políticas de ações afirmativas da FURG, prevê a reserva de vagas, em 20%, para candidatos negros, indígenas, quilombolas e estudantes com deficiência, em igual proporção. O processo seletivo será realizado mediante prova de análise curricular. 

 

                                                                                                                                   

 

O curso é organizado em seis módulos, com conteúdos teóricos e práticos, totalizando 480h de atividades. As disciplinas abordam legislação, estratégias pedagógicas, alfabetização digital, neurociências, transtornos mentais, Língua Brasileira de Sinais (Libras), surdez e deficiência auditiva, deficiência visual, Transtorno do Espectro Autista (TEA), altas habilidades, entre outros temas presentes no cotidiano escolar e essenciais à educação inclusiva. Ao final do curso, o estudante desenvolverá projeto de atendimento educacional especializado, para, na sequência, ser aplicado em uma escola, na forma de Trabalho de Conclusão de Curso.

Inclusão na FURG 

Os projetos de Inclusão na FURG, iniciados em 1994, estão centralizados no Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas (Neai). O Programa, vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), abrange cinco laboratórios, voltados a auxiliar a Universidade e a comunidade externa em projetos que envolvem desde a acessibilidade arquitetônica até a sensibilização dos sujeitos quanto às pessoas com deficiência ou necessidades específicas de aprendizagem. Atualmente, cerca de 300 pessoas, com essas características, são atendidas pela Instituição, com o auxílio de 15 colaboradores, entre profissionais e estudantes.

Dentre as diversas ações institucionais voltadas à inclusão de pessoas com deficiência, a 47ª edição da Feira do Livro da FURG teve como tema “Acessibilidade e inclusão: vidas, (re)existências e histórias”. O evento dedicado à literatura, à arte e à discussão sobre políticas públicas, de 29 de janeiro e 9 de fevereiro, no balneário Cassino, trouxe diversos recursos para a inclusão de pessoas com deficiência: mapa tátil, aplicativo para celular com leitor de tela, textos em braile, piso com relevo para ser sentido pelos pés, entre outros investimentos para tornar o evento acessível à comunidade.

Incentivo Financeiro

Em diversos municípios da região, os professores da Educação Básica, desde que com capacitação em atendimento educacional especializado, recebem gratificação, entre outros benefícios, para atuarem nas Salas de Recursos Multifuncionais. Nesses espaços escolares, criados pelo programa de Educação Inclusiva do Ministério da Educação, estão disponíveis materiais pedagógicos e de acessibilidade, voltados à assistência ao estudantes com deficiência ou necessidades específicas de aprendizagem. Em Rio Grande e Santana do Livramento, os professores têm direito à gratificação de 50% sobre o vencimento básico. Em Santa Vitória do Palmar, Mostardas e Canguçu o adicional é de 30%. Já o plano de carreira de Agudo prevê tabela salarial diferenciada para docentes que desenvolvem essas atividades.