Imprimir

Atividades administrativas presenciais, conforme Portaria da FURG, serão realizadas em três dias por semana, em turno único

Em atenção à primeira fase do Plano de Contingência da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) para a transferência gradativa do regime de trabalho remoto ao presencial, a Secretaria de Educação a Distância (SEaD) prestará atendimento ao público a partir de 18 de outubro em sua estrutura física no campus Carreiros. As atividades administrativas, conforme Portaria da FURG, serão realizadas, em um primeiro momento, nas terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 13h. As outras duas fases do Plano da FURG estão previstas, respectivamente, para 16 de novembro e 4 de abril de 2022.   

Os/as servidores/as responsáveis pela Gestão, Secretaria, Área de Tecnologia da Informação e Coordenação do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) assistirão ao público, de acordo com uma série de orientações sanitárias em razão do contexto de pandemia de Covid-19. Entre estas, para atendimento pessoal, o/a visitante deverá aguardar o chamamento na Portaria para, então, deslocar-se ao guichê da sala da Secretaria. Os espaços de circulação e de uso coletivo também permanecerão preventivamente fechados.  

O  recebimento de demandas pelos canais digitais segue normalmente (sead@furg.br, coordenacao.uab@furg.br e Sistemas de Solicitações). Também é possível entrar em contato pelo telefone (53) 3293-5133, nos dias e horários do atendimento presencial.  

Cursos EaD e Polos de Apoio 

Na primeira fase do Plano de Contingência da FURG, não há mudanças para os cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância e polos de apoio. As atividades não presenciais seguirão em desenvolvimento, de acordo com as orientações das respectivas coordenações de curso, enquanto os encontros presenciais permanecerão suspensos.   

A depender das condições de saúde pública, para a próxima fase (a partir de 16 de novembro), haverá processo de consulta às coordenações de curso e de polos sobre a utilização dos espaços físicos. Poderá, assim, ser organizado o acesso às estruturas de apoio, em benefício de acadêmicos/as em etapa de conclusão, caso necessitem de laboratórios e/ou demais recursos.  Da mesma forma, disciplinas práticas e estágios curriculares, considerados essenciais, caso não seja possível a sua oferta remotamente, poderão ser viabilizados mediante cumprimento de normas sanitárias.  

A terceira e última fase do Plano (a partir de 4 de abril de 2022) estabelece, a princípio, a transferência integral das atividades remotas para as presenciais. A medida, no entanto, poderá ser revista em função do quadro de evolução da pandemia de Covid-19 em âmbito municipal, regional e estadual.   

Polo Rio Grande 

As mesmas orientações aos polos sediados pelos municípios aplicam-se ao Polo Rio Grande (que funciona na estrutura da Secretaria de Educação a Distância da FURG). Estudantes concluintes poderão solicitar atendimento e uso do laboratório de informática quando iniciar a segunda fase do Plano de Contingência da FURG (prevista para 16 de novembro).