As diferenças existentes entre a Educação a Distância e a Educação Presencial tornam o processo de criação de material um pouco mais complexo, tendo em vista que é necessária uma maior clareza no seu conteúdo, diferentes possibilidades e formatos, de modo a contemplar a diversidade dos modos de aprender.

Cabe destacar que o trabalho realizado na SEaD não questiona a complexidade das produções nem o conteúdo abordado nos materiais, mas a forma como são apresentados ao leitor, com adaptações para o espaço virtual, preservando a autoria, o sentido dado e o estilo de quem o produziu. Nesse contexto, a fim de apresentar o processo de produção dos materiais e melhorar a comunicação com os docentes, seguem algumas orientações

A/O coordenadora/coordenador de curso novo pode solicitar com antecedência o desenvolvimento da identidade visual do curso e, da mesma forma, a/o professora/professor a cada início de disciplina.



No decorrer do curso, a SEaD oferece apoio docente para planejamento das aulas virtuais. Para conversa, atendimento e acompanhamento pedagógico na organização das aulas virtuais, acessar  https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/furg-ava-formacao. Os horários estão disponíveis no site da SEaD, na aba AVA Formação.

Inicialmente, a/o professora/professor planeja a sua disciplina, reúne os materiais que quer utilizar e organiza o Ambiente Virtual. As dicas podem ser consultadas em https://sead.furg.br/images/pdfs/Organizando_a_Aula.pdf

O Núcleo de Material Educacional Digital (MED) da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG tem como objetivo auxiliar o professor na composição dos seus materiais, por isso conta com profissionais para revisar os textos, diagramação, produzir audiovisuais e podcasts. O MED recebe dois tipos de solicitação: criação de material educacional digital e agendamento de produção audiovisual e podcast. Ambas passam pelo processo de revisão linguística. Após esses primeiros passos, a/o professora/professor realiza as solicitações à SEaD pelo Sistemas FURG, nos formulários de ‘Criação de Material Educacional Digital’ e ‘Agendamento de produção: audiovisual e podcast’, preenchendo os campos com atenção, pois é a partir deles que o material entra em revisão. Quanto mais informações, mais fácil será a produção. Importante preencher as datas de início e fim da disciplina e alertar para os prazos de produção antes da data de abertura da aula. Observe o diagrama:

A partir da solicitação, o material inédito dá entrada na Revisão Linguística, passa por adequações gramaticais, momento em que são sugeridas contribuições e/ou sugestões, as quais serão retornadas a/o professora/professor via sistema, na mesma solicitação (muito importante!). O professor deve rever periodicamente a solicitação feita, pois é por ela que se estabelece o fluxo de comunicação com a equipe.

Após a apreciação das sugestões, a/o professora/professor retorna o material pela mesma solicitação realizada, para a revisão final dos arquivos, que em seguida, são enviados ao Design e à Diagramação. Seguindo as orientações recebidas pela/pelo professora/professor, poderá desenvolver: a identidade visual da disciplina e dos materiais digitais, a diagramação dos textos e produção de banners, cards, ilustrações e outras criações solicitadas.

Finalizado o processo de criação, o material diagramado é anexado na solicitação e retorna a/ao professora/professor. Os audiovisuais e podcasts,  são publicados pela equipe nos canais específicos de áudio/vídeo e os links encaminhados para o professor. Com acesso ao conteúdo finalizado, a/o professora/professor carrega (upload) para o AVA da sua disciplina, cria as atividades e avaliações.

Por fim, a/o docente deverá liberar o acesso ao conteúdo (abre o olhinho). Lembramos que todo o material disponibilizado é de responsabilidade do professor.

O prazo ideal  que a equipe precisa para produzir, é:

  • entrada na revisão linguística: 6 semanas antes da abertura
  • entrada no audiovisual e podcast: 5 semanas antes da abertura
  • entrada na diagramação: 4 semanas antes da abertura

em caso de dúvida, encaminhe e-mail para medseadfurg@gmail.com ou solicite atendimento pedagógico https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/furg-ava-formacao


Quer saber mais? Consulte as nossas dicas:

https://sead.furg.br/formacao/professores

https://sead.furg.br/ava-formacao