Secretaria de Educação a Distância - FURG

Onde estou?

Notícias Representantes da SEaD participaram do II Seminário Internacional de EaD

Representantes da SEaD participaram do II Seminário Internacional de EaD

PDF

alt

Representantes da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG participaram do II Seminário Internacional de EaD (Semead). As professoras Tanise Paula Novello e Cibele Hechel da Costa realizaram apresentações no evento.

No dia 26 de novembro, a professora Tanise e as mestrandas Marcia Martinez e Fernanda Cofferi apresentaram o mini curso intitulado “Estratégias para discutir a EaD através de situações-problema”, com o objetivo de discutir dilemas recorrentes na EaD envolvendo os olhares nas perspectivas do professor, do tutor e do estudante, a fim de propor alternativas para operar com múltiplas  realidades no tempo e espaço dos participantes. A atividade foi constituída por três momentos: “Emergindo percepções”, “Compartilhando experiências” e “Articulando concepções, vivências e estudos”.

No dia 27, a professora Cibele apresentou o artigo “Educação a distância em foco: capacitação continuada com a equipe multidisciplinar”, de sua autoria em parceria com Leandro Saggiomo e  Eliane Piske, integrantes do Núcleo de Formação Continuada/SEaD/FURG. Cibele relatou as ações de formação continuada para a Educação a Distância no âmbito da nossa instituição, demonstrando suas trocas de experiências na área do estudo. Ainda abordou o desafio da formação docente para EaD na FURG, especificidades e potencialidades para a Educação Superior, bem como todo trabalho desenvolvido pelo projeto denominado “Núcleo de Formação Integrada”, equipe multidisciplinar responsável pela execução das ações de formação da SEaD. 

O projeto integra formações permanentes aos sujeitos atuantes na EaD com diversos encontros ao longo do ano que visam capacitar os atuantes nessa modalidade, a fim de compartilhar experiências sobre suas práticas de ensino, pesquisa e extensão – tripé indissociável nas formações permanentes com a equipe multidisciplinar, segundo os autores do artigo.

Neste mesmo dia, a professora Tanise apresentou dois artigos: com Marcia Martinez foi abordado o “Planejamento interdisciplinar: perspectivas e desafios em um curso de licenciatura em ciências na modalidade a distância”. O objeto de estudo foi o Curso de Licenciatura em Ciências, na modalidade EaD,  que se diferencia pela organização curricular constituída por interdisciplinas.

Na atividade, foram apresentadas as diferentes perspectivas relatadas pelos docentes ao planejar as interdisciplinas do referido curso e mostrado o planejamento interdisciplinar pautado pelo intenso diálogo e amparado pelas ferramentas digitais, com o propósito de aprimorar as estratégias metodológicas desenvolvidas no coletivo.

Com Fernanda Cofferri, “Educação a distância: promovendo um encontro entre as diferentes gerações”. Este artigo tem como objetivo conhecer o perfil dos estudantes matriculados a partir de 2007 na modalidade a distância em cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, ofertados pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A intenção é mapear o perfil dos alunos que optam por estudar nestes cursos, permitindo reconhecer o contexto histórico, social e educativo desse público. Desta forma, a análise será balizada nos estudos do processo evolutivo entre as gerações Baby Boomers, X e Y na perspectiva de Oliveira (2009). Estudos como este são importantes para que as instituições de educação possam pensar em estratégias pedagógicas que obtenham as expectativas e peculiaridades destes estudantes e que se sintam parte efetiva do processo educativo.

O II Seminário Internacional de Educação a Distância (Semead), promovido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus EaD, ocorreu em Natal, no RN, de 26 a 28 novembro de 2014.