Secretaria de Educação a Distância - FURG

Onde estou?

Notícias Representantes das três chapas candidatas ao DCE apresentam suas propostas aos estudantes da Educação a Distância da FURG.

Representantes das três chapas candidatas ao DCE apresentam suas propostas aos estudantes da Educação a Distância da FURG.

PDF

alt

No dia 27 de novembro de 2014, acontecerá a eleição para a coordenação do Diretório Central de Estudantes (DCE), disputada por três chapas. Representantes de cada chapa foram entrevistados e falaram sobre suas propostas em relação aos estudantes dos cursos da EaD da Universidade.

Chapa 1 - Voz Ativa: que a Universidade se pinte de povo.

A Chapa 1 representa a situação. O slogan “que a Universidade se pinte de povo” procura expressar o entendimento dos componentes, os quais acreditam que os cursos da Universidade são elitizados, tanto os presenciais como os a distância. Esta percepção se dá pelo fato de a evasão dos estudantes ainda ser grande, pois, segundo os representantes da Chapa 1, Horácio Rodrigues, Fabiane Fonseca e John Maranhão, por mais que as possibilidades de ingresso à universidade tenham melhorado, ainda é difícil a permanência do discente na instituição. Eles explicaram que a proposta principal da chapa está em fazer com que o filho do trabalhador e da pessoa que não tem condições financeiras consiga ingressar e permanecer na universidade. A ideia do grupo é de poder fornecer auxílios como bolsa permanência, xerox, alimentação, transporte, fazendo com que o estudante, mesmo em condições socioeconômicas mais vulneráveis, consiga permanecer na Universidade.

Com relação às propostas voltadas aos estudantes dos cursos a distância, os integrantes da Chapa 1  pretendem se aproximar. Querem estar junto aos estudantes da EaD para conhecer suas realidades e buscar condições e benefícios que garantam a permanência desses alunos na Universidade. “Nós acreditamos que o movimento estudantil tem que trabalhar no sentido que a universidade se constitua para todos que queiram cursar”, afirmou Horácio. Ainda tratou sobre outra proposta, que é a de fortalecer o debate com os estudantes sobre as opressões que estão enraizadas na sociedade da EaD: “A sociedade só vai se transformar a partir da desconstrução das opressões”, concluiu.  Fabiane Fonseca salientou que a chapa da situação, que traz uma construção realizada ao longo do ano, ao mesmo tempo se renova, ao apresentar novos membros: “A proposta é estar junto aos estudantes, ver quais as demandas para juntos construir”, afirmou.

Segundo os integrantes, todas as pessoas que compõem a chapa participam de movimentos.  Horácio explicou que este grupo não foi formado apenas para concorrer à eleição do DCE, são pessoas que militam no movimento estudantil e nos movimentos sociais dentro e fora da Universidade.  Para os participantes da Chapa 1, o DCE é entendido como um instrumento para as lutas sociais, por isso se empenha em mantê-lo da maneira como ele é: autônomo e livre de influências (referindo-se tanto à reitoria quanto aos governos), que tem como principal pauta estar ao lado do estudante e do trabalhador.

Chapa 2 - Agora só falta você! Aquele sonho cresceu.

A Chapa 2 está comprometida com o projeto da universidade popular, democrática e sustentável.  Segundo um dos integrantes da Chapa 2, Marcelo Augusto Rodrigues, o objetivo é fazer um novo DCE, que dialogue com os estudantes: “Não seremos um grupo fechado em si, mas sim dialogando com os estudantes, com os coletivos e com as próprias instâncias da Universidade”, afirmou.

Entre suas propostas, a Chapa 2 se comprometerá com um DCE itinerante para todos os campi da FURG.  O objetivo é fazer visitas periódicas para poder ouvir as demandas e as sugestões dos estudantes. De acordo com Marcelo Augusto Rodrigues, estas propostas também contemplarão os alunos do ensino a distância da Universidade. Outro ponto de interesse para os alunos da EaD é o orçamento participativo dos recursos do DCE. Marcelo explicou que esta proposta significa utilizar os recursos do DCE também nos campi e polos, com base nas conversas que serão realizadas com os estudantes.

A Chapa 2 propõe resgatar os interesses dos estudantes através do diálogo permanente  com os centros e Diretórios Acadêmicos, Reitoria e Pró-Reitorias. “Buscaremos chegar ao bom senso, utilizando os meios democráticos e, apenas quando for preciso, entrar na luta”, afirmou o representante da Chapa 2.

Chapa 3 - Reação: por um novo DCE.

A Chapa 3 observa o DCE, a sua atuação e a forma de se relacionar com os estudantes e a universidade, baseada em três pilares: diálogo, seriedade e desaparelhamento do DCE.  O integrante Heber Miranda explica que a Chapa 3 quer fazer uma atuação por meio do diálogo responsável, pautado em soluções concretas e viáveis; da seriedade com credibilidade junto ao estudante; e do desaparelhamento do DCE, ou seja, o cuidado para que seus integrantes não possuam nenhum vínculo nem subordinação a algum partido, movimento ou sigla partidária.

Heber afirma que a Chapa 3 traz uma proposta inovadora para o DCE, que facilitará a participação dos estudantes da EaD que, por razões geográficas, estão distantes da Universidade.  Conta que um dos objetivos é aumentar a participação on-line através da utilização de mecanismos e dispositivos virtuais que, segundo ele, são simples e fáceis de serem implementados e colocados à disposição dos estudantes para captarem suas demandas: “Não queremos esvaziar as assembleias, mas somente esse modelo de discussão não consideramos ideal para resolver todos os problemas da comunidade estudantil”, afirmou o integrante da Chapa 3. Ainda acrescentou: “acreditamos que o DCE poderá investir nos recursos tecnológicos para captar melhor as demandas estudantis, de maneira que prevaleça a vontade dos estudantes”.

A totalidade dos membros da Chapa 3 não é vinculada ou ligada a partidos políticos ou qualquer movimento político partidário. Eles entendem que o DCE, por ser uma entidade representativa, não pode estar subordinado a siglas: “Inclusive, temos posicionamento político, mas pensamos em um DCE autônomo e independente, voltado apenas para o estudante e suas demandas e não subordinado a qualquer organização externa”, concluiu.

Saiba mais sobre as propostas das três chapas ou entre em contato com seus integrantes:

Chapa 1 : <.">http://dcechapavozativa.wordpress.com/>.

Chapa2: <.">https://www.facebook.com/agorasofaltavocechapa2>.

Chapa3: <.">http://www.porumnovodce.com.br/>.