Secretaria de Educação a Distância - FURG

Onde estou?

Notícias Evasão e persistência foram temáticas no XV ENCONTRO PARA AÇÕES EM EaD DA FURG

Evasão e persistência foram temáticas no XV ENCONTRO PARA AÇÕES EM EaD DA FURG

PDF

alt

Na noite da última quinta-feira, 08 de maio, no IFRS, integrando a programação do XV Encontro Para Ações em EaD da FURG, ocorreu a palestra “O Fenômeno da Evasão e a persistência em cursos superiores a distância”.

A palestra foi proferida pela professora Dra. Wilsa Ramos, da Universidade de Brasília, que, inicialmente, fez uma análise conceitual dos motivos que levam os alunos à decisão de abandonar os cursos. Ela mostrou que, para tal escolha, é decisivo um conjunto de características que englobam responsabilidade de todos os atores envolvidos no processo educativo: o aluno, o curso, a instituição e o sistema educacional.

Em um segundo momento, a palestrante apresentou maneiras de como superar o problema. Dentre os fatores de superação, estão a persistência e a motivação psicológica das pessoas diante das dificuldades, sejam estas alunos, tutores ou professores: “a responsabilidade é de todos os envolvidos no sistema”, afirmou Wilsa.

Durante o dia, o XV Encontro para Ações em EaD da FURG oportunizou aos participantes oficinas com temáticas variadas e para públicos diversos. As atividades ocorreram nos turnos da manhã e da tarde. Foram oferecidas oito oficinas: Web-Conferência, Material Impresso, Plágio, Prezi, Arte Sonora, Secretários, Bibliotecários e Moodle Pedagógico. A intenção foi contemplar todos os públicos participantes do evento.

No dia 9, sexta-feira, ocorreram os relatos de experiências. Dentre os assuntos abordados, estiveram em pauta os desafios da língua espanhola a distância, experiência de polos e contrapontos entre a tutoria presencial e a distância.

A diretora da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Ivete Martins Pinto, disse que a SEaD tem investido na formação continuada dos a(u)tores envolvidos em seus cursos a distância na forma de encontros de imersão, os quais visam integrar, capacitar e realizar troca de experiências entre estas pessoas.