Secretaria de Educação a Distância - FURG

Onde estou?

Notícias Moodle SEaD está com nova versão

Moodle SEaD está com nova versão

PDF

O sistema de apoio a aprendizagem “MOODLE” da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG está com nova versão. O sistema migrou da 2.2 para a 2.6 (última versão estável), juntamente com a troca física (hardware) do servidor. A mudança foi necessária devido ao crescimento de usuários e a alta demanda de cursos e polos. “A nova versão irá suportar toda a demanda dos cursos a distância”, afirmou Luis Fernando Tusnski do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI).

A atividade envolveu profissionais do NTI, que realizaram as instalações do sistema operacional do servidor e a migração do Moodle, e do Núcleo Tecnológico da SEaD, os quais articularam a preparação e o monitoramento do sistema e realizaram os testes e ajustes.

Dentre as principais mudanças ocorridas, já podem ser percebidas a estabilidade no ambiente, a segurança e a agilidade. Na versão anterior, existia a limitação do tamanho para as postagens de material dos professores. O responsável pelo Núcleo Tecnológico, Rafael Castro, confirmou a solução da problemática, ocorrida com a troca do Moodle, relativa ao espaço: “Hoje este problema está resolvido”. Outro benefício da atualização é que, atualmente, os tutores podem retornar os arquivos enviados pelos estudantes. Ademais, a recuperação da senha não passa mais por intermediários, é diretamente on-line.

Segundo Rafael, o novo Moodle oferece novos recursos que aos poucos serão implantados. Os recursos antigos do servidor, como tarefas e atividades, continuam, mas em uma disposição diferente. Já o layout (tema) da página é temporário, devido à impossibilidade de conversão da antiga configuração.

Ao longo do ano, serão oferecidas oficinas aos usuários, mas as dúvidas emergenciais poderão ser enviadas para o e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .