Secretaria de Educação a Distância - FURG

Onde estou?

Notícias Encontro de formação do PIBID Ciências EaD no Polo de Santa Vitória do Palmar

Encontro de formação do PIBID Ciências EaD no Polo de Santa Vitória do Palmar

PDF

alt

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) inicia as ações com os acadêmicos de um dos cursos a distância da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O primeiro encontro presencial ocorreu no dia 10 de abril, às 19h, no Polo de Santa Vitória do Palmar e teve como público-alvo acadêmicos do curso de Ciências e professoras da Educação Básica do município. Os encontros de formação serão semanais, via webconferência, e, uma vez por mês, haverá um encontro presencial com a Coordenadora do Subprojeto Ciências EaD, Profa. Ana Laura Salcedo de Medeiros.

O curso de Ciências habilitará seus licenciandos para trabalhar nos Anos Finais do Ensino Fundamental, e o subprojeto do PIBID para o referido curso tem por objetivo proporcionar a formação acadêmico-profissional em Educação em Ciências, a partir de narrativas sobre situações ocorrentes em sala de aula, por compreender a importância da formação acadêmica articulada à escola de Educação Básica. Esse processo dar-se-á por meio da reflexão e escrita de questões relativas ao cotidiano escolar no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Também objetiva fomentar a integração dos bolsistas à proposta de experimentação na condição de observar, diagnosticar e organizar os laboratórios didáticos de Ciências selecionados nos polos para as aulas experimentais do curso e dos professores supervisores da Educação Básica.

O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica. Este programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes em projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de Educação Básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica e, assim, desenvolver atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente de licenciatura e de professores atuantes na escola.

Saiba mais no endereço eletrônico: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>.