Secretaria de Educação a Distância - FURG

Onde estou?

Notícias SEaD promoveu o XIV Encontro para Ações em EaD na FURG

SEaD promoveu o XIV Encontro para Ações em EaD na FURG

PDF

alt

A Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG promoveu, na última sexta, dia 08 de novembro, o XIV Encontro para Ações em EaD na FURG.

No período da manhã, a programação ocorreu no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande (IFRS). A mesa de abertura foi composta pela Coordenadora do Núcleo de Formação Integrada, Joanalira Corpes, pela Diretora da SEaD, Ivete Martins Pinto, pela Pró-Reitora de Graduação, Denize Martinez, a qual representou a Reitora Cleusa Dias, e pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ednei Gilberto Primel.

No seguimento da programação, a Professora Berenice Vaniel mediou a mesa “Tecnologias e Interatividade”. Para esta, foram convidadas as Professoras Feliciana Eduardo, da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane (Faced-Moçambique), Rosária Sperotto e Heloísa Helena Duval de Azevedo, ambas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

No mesmo Evento, Feliciana abordou a utilização pedagógica da web 2.0. Em sua fala, a Professora de Moçambique afirmou que é possível promover as capacidades e disposições de pensamento crítico nos estudantes com tal recurso, bem como abordou sua importância na implementação das estratégias pedagógicas. Ela ainda falou sobre o cuidado que se deve ter com o nível de conhecimento dos alunos em relação às tecnologias disponíveis: “se quisermos utilizar as ferramentas tecnológicas, primeiro, temos que pensar na formação”, salientou Feliciana.

No período da tarde, oito oficinas foram oferecidas, simultaneamente, aos participantes, entre elas: “Apresentações Dinâmicas no Prezi”, “Convergência de mídias na Webconferência como recurso pedagógico na EaD” e “Arte Sonora”. As atividades ocorreram nos laboratórios da SEaD, no CEAMECIM e no Prédio 2, todos situados no Campus Carreiros da FURG.

Para finalizar as atividades, às 17h, no Centro de Integração Cultural – CIC (CTG da FURG), ocorreu o lançamento do livro dos Tutores, intitulado “Tutor/autor: experiências e saberes”. No livro, 18 autores, entre Tutores a distância, presenciais e Coordenadores de tutoria, escreveram 12 artigos. No lançamento da obra, integrando a mesa composta pelos autores presentes, a professora e também autora Débora Pereira Laurino realizou o Prefácio Oral. Após as falas de alguns dos integrantes da mesa, ocorreu a sessão de autógrafos.

alt   alt   alt alt  alt