Secretaria de Educação a Distância - FURG

Onde estou?

Notícias Tecnologias e Interações Humanas será o tema do XIV Encontro para Ações em EaD na FURG

Tecnologias e Interações Humanas será o tema do XIV Encontro para Ações em EaD na FURG

PDF

alt

A Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG promoverá, no próximo dia 8, o XIV Encontro para Ações em EaD na FURG, que tem como tema “Tecnologias e Interações Humanas”.

O objetivo do evento é apresentar e discutir os temas conceituais e práticos relacionados à EaD, buscando fomentar a interação entre coordenadores de curso, professores, tutores e alunos, bem como a apropriação das ferramentas que dispõe a Plataforma Moodle, na qual são desenvolvidos os cursos e a construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Na sua décima quarta edição, o encontro contará com palestras e oficinas. No período da manhã, as atividades ocorrerão no auditório do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande (IFRS).

No período da tarde, nove oficinas ocorrerão, simultaneamente, nos laboratórios da SEaD, no CEAMECIM e no Prédio 2, todos situados no campus carreiros da FURG. A coordenação do evento disponibilizará o transporte para locomoção dos participantes do IFRS ao Campus Carreiros. As inscrições para as oficinas serão realizadas no momento do credenciamento e terão vagas limitadas.

Oficinas oferecidas:

1. Apresentações Dinâmicas no Prezi

Ministrantes: Maria Simone Martins Hornes Batista e Sabrina Amaral Pereira

                A oficina tem como objetivo apresentar e discutir as potencialidades da ferramenta Prezi, que é um software on-line para desenvolvimento de apresentações dinâmicas, o qual possibilita a inserção de textos, imagens, diagramas, importação de arquivos de vídeo do YouTube, de apresentações PowerPoint, de arquivos em PDF e outros. Funciona como uma área de trabalho, um palco, em que todos os elementos podem ser distribuídos de forma aleatória e, por fim, é estabelecida a ordem de apresentação. Após finalizado o trabalho, é possível fazer download para o computador, CD, DVD, pendrive, etc., em formato swf (animação flash).

2. Convergência de mídias na Webconferência como recurso pedagógico na EaD

Ministrantes: Valmir Heckler; Marcio Vieira Oliveira; Rafael Budim Schivittz; Carlos Magno da Rosa e Jarbas Macedo

                Pretende-se na oficina articular o debate sobre as possibilidades da criação de Ambientes Virtuais que estimulem a cocriação ativa e a corresponsabilidade dos autores. A oficina terá atividades teóricas articuladas à experienciação prática de aulas simuladas via Webconferência. Nesta, ativamente, via Webconferência em duas salas de aula, uma a distância e outra presencial, os participantes irão explorar animações, vídeos e apresentações, com enfoque no diálogo coletivo, por meio da escrita, leitura e proposição de questionamentos, simulando e explorando a ferramenta Adobe Connect.

3. Arte Sonora

Ministrante: Marcelo Gobatto

                A oficina tem como objetivo proporcionar ao aluno transformar sua experiência com o ambiente em que vive, através de exercícios de escuta, captação e edição de sons, explorando ainda o espaço informacional com o compartilhamento ao vivo de sons e imagens nas redes sociais.

4. Redes sociais e suas possibilidades educativas

Ministrante: Lidiane Fonseca Dutra

                Panorama das principais redes sociais utilizadas pelos brasileiros e como os professores podem integrar ações educativas nestes espaços virtuais.

5. Feedbacks: possibilidades de construção

Ministrantes: Joanalira Corpes Magalhães e Fábio Dziekaniak

                A oficina tem por objetivo discutir as questões relacionadas ao encaminhamento de Feedbacks em cursos na modalidade de Ensino a Distância. Assim, a oficina tratará de modelos de Feedbacks, das questões de linguagem e forma que poderão auxiliar na prática pedagógica dos tutores.

6. Organização de eventos: potencializando espaços de formação nos polos

Ministrantes: Denise de Sena Pinho; Ana Laura Salcedo Medeiros e Leandro Silva Saggiomo

                A formação permanente e continuada é um processo para a caminhada profissional. Os polos são espaços na comunidade de troca de saberes e compartilhamento de conhecimentos. Assim, os eventos necessitam ter um olhar para os aspectos financeiros, organização do espaço físico, atividades pedagógicas, infraestrutura, planejamento e divulgação. Dessa forma, devem-se contemplar as necessidades de formação dos participantes. O objetivo da oficina é estabelecermos o diálogo das potencialidades dos eventos nos polos universitários para atender as demandas da comunidade.

7. Direitos autorais para conteúdo e publicação

Ministrante: Zélia Seibt Couto

       A oficina apresentará um apanhado geral sobre o tema, indicando links para consultas especializadas em direito digital e proteção autoral.

8. Avaliação Mediadora na Plataforma Moodle

Ministrantes: Joice Araújo Esperança e Narjara Mendes Garcia

                Esta oficina pretende instigar reflexões entre docentes de cursos das modalidades presencial e a distância sobre os processos de avaliação e as ferramentas da Plataforma Moodle. Assim, a oficina busca favorecer o diálogo acerca de estratégias metodológicas, pautadas na perspectiva de uma avaliação mediadora e formativa, tendo em vista as interações possibilitadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Com isso, pretende problematizar a construção de propostas avaliativas que potencializem a investigação e a reflexão sobre os processos de aprendizagem, promovendo a ressignificação de saberes e práticas docentes.  

9. Formulário WEB para pesquisa

Ministrante: Luciano Ribeiro Maciel