Apresentação:

A Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG tem oportunizado diálogos sobre as diversas temáticas que envolvem o processo de organização, implementação e desenvolvimento dos cursos oferecidos a distância, bem como o uso das tecnologias na Educação Superior. Assim, temáticas como gestão em Educação a Distância (EaD); relações entre professor, tutor e estudantes; produção de material digital; interação no ambiente virtual; processos de ensinar e aprender mediados pelas tecnologias, entre outras, têm sido pesquisadas e debatidas por profissionais que atuam e contribuem com a Educação.

Para tanto, a SEaD realiza encontros de formação organizados em forma de oficinas, palestras e relatos de experiências direcionados a professores, tutores e demais envolvidos nos processos de ensinar e aprender na EaD e com o uso das tecnologias. As atividades também são desenvolvidas por webconferência aos polos da Universidade Aberta do Brasil atendidos pela FURG, o que oportuniza a participação online para quem não tem condições de se deslocar até a Universidade.

Nesse contexto, a equipe da SEaD enfatiza a importância das atividades de formação, por pensar que os processos em educação são dialógicos e necessitam de espaços para discussão, reflexão e partilha dos diferentes sentidos atribuídos às experiências vivenciadas na Educação como um todo.

Os coordenadores de curso podem organizar turmas de formação e solicitar oficinas específicas, ou ainda, sugerir temas de seu interesse através do Sistema FURG (SIAPE).