Secretaria de Educação a Distância - FURG

Onde estou?

Cursos Pós-Graduação Mídias na Educação

Mídias na Educação

PDF

midias_topo

Apresentação

 

Sejam bem-vindos ao Curso de Especialização em Mídias na Educação! 

 

A proposta deste curso é contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de ensino com relação ao uso das diversas mídias no fazer pedagógico dos docentes que atuam em escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental. Como sabemos, são múltiplos os desafios e as questões com que se deparam os professores no seu cotidiano. 

Nesse sentido, durante o curso, será possível encontrar respostas e vislumbrar novos caminhos para a prática pedagógica, a partir do estudo, da reflexão, do diálogo entre os participantes e da construção de propostas, que visem subsidiar e apoiar a organização do trabalho pedagógico nas escolas. 

Certamente, você sabe que o professor tem um grande potencial para induzir mudanças qualitativas nas escolas, como demonstram diversos estudos e pesquisas. Sendo assim, convidamos você, bem como os demais participantes para uma travessia em busca de caminhos que levem à utilização mais criativa e consistente das diversas mídias. Dessa forma, poder-se-á contribuir decisivamente para a melhoria dos processos de aprendizagem dos estudantes e para a formação de cidadãos e cidadãs capazes de enfrentar, com sucesso, os desafios do nosso tempo. 

A coordenação e equipe de professores do Mídias deseja a todos vocês um curso cheio de novas descobertas! 

Um forte abraço a todos! 

Prof. Dr. Paulo Gomes de Sousa Filho
Coordenador do Curso Mídias/FURG

 

Disciplinas Moodle

 

Objetivo Geral

Capacitar em nível de pós-graduação lato sensu (especialização) os professores da educação básica da rede pública de ensino do Programa de Formação Continuada Mídias na Educação (MEC), como forma direta de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira, considerando como fator decisivo o uso integrado das mídias no processo educativo.

 

Objetivos Específicos

  • Proporcionar uma visão geral das mídias, caracterizando-as e fundamentando práticas pedagógicas de utilização em sala de aula;
  • Discutir conceitos, potenciais e implicações do uso das mídias na educação;
  • Trabalhar as mídias apresentadas de maneira que o caráter teórico-prático das atividades busque facilitar o processo de conhecimento e interação entre educadores e educandos por meio da utilização da tecnologia;
  • Possibilitar aos professores e alunos uma dinâmica de trabalho interativa em que diferentes formas de comunicação possam ser estabelecidas tanto de forma síncrona como assíncrona, tendo como base a plataforma moodle www.uab.furg.br
  • Explorar o potencial dos Programas da SEED/MEC (TV Escola, Proinfo, Rádio Escola, Rived) e os desenvolvidos por IES ou Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, no Projeto Político Pedagógico da escola, sua gestão no cotidiano escolar e sua disponibilidade à comunidade.
  • Elaborar propostas concretas para utilização dos acervos tecnológicos disponibilizados à escola no desenvolvimento de atividades curriculares nas diferentes áreas do conhecimento.
  • Desenvolver estratégias de utilização autoral das mídias disponíveis e de formação do leitor crítico.
  • Elaborar projeto de uso integrado das mídias disponíveis.

 

Estrutura e Funcionamento

Metodologia de ensino e Princípios do Curso:

O curso é realizado na modalidade a distância totalizando 420 horas distribuídas entre atividades a distância e presenciais.

As atividades envolvem a análise e autoria dos participantes individualmente e em grupo. A interação entre os participantes é estimulada através de chat, listas de discussão e fóruns, buscando estudar, discutir e analisar a integração das diferentes mídias ao processo de ensino e de aprendizagem, promovendo a diversificação de linguagens e o estímulo à autoria e co-autoria em diferentes mídias.

A proposta metodológica de Especialização está de acordo com as orientações sugeridas pela SEED/MEC.

A FURG optou por uma estrutura curricular contemplando o estudo de todas as mídias (Informática, TV e Vídeo, Rádio e Material Impresso) priorizando o desenvolvimento de projetos que contemplem pelo menos duas mídias de modo integrado.

Para garantir que se estabeleça uma comunicação efetiva entre alunos, professores e tutores, o curso está organizado prevendo o desenvolvimento das atividades na modalidade a distância e presencias.
Considerando a especificidade que deve caracterizar um processo de formação, a organização curricular do Curso ora proposta orienta-se pelos seguintes princípios:

  • Concepção do uso das mídias no processo de ensino e aprendizagem de forma integradora, articulada, facilitando a sua apropriação como ferramentas de autoria e co-autoria, de forma integrada ao projeto pedagógico da escola de atuação do cursista;
  • Integração das mídias e das tecnologias;
  • Renovação das estratégias didáticas garantindo aos educadores condições de produção em diferentes linguagens de quatro mídias básicas: material impresso, TV e vídeo, rádio e informática;

Orientado por estes princípios, o Curso, aqui proposto, tem como finalidade de propiciar aos participantes:

  • Conhecer as possibilidades de uso das diferentes Mídias, em uma perspectiva integradora e articulada em espaços multifuncionais;
  • Compreender o panorama histórico-pedagógico do emprego das mídias na educação;
  • Estabelecer relações entre o emprego de mídias e concepções do processo de ensino e aprendizagem;
  • Realizar um trabalho de conclusão de emprego das mídias no processo educacional, de forma que conhecimentos científicos específicos adquiridos durante os ciclos possam realmente ser transformados em ações efetivas que permitam uma melhoria em sua prática docente.

No Curso, além do Coordenador Institucional, temos o Professor Responsável pelas disciplinas e também Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso que possua a devida qualificação pós-graduada, orientando no máximo oito (08) alunos. Finalizamos a equipe de orientação com o Tutor (formação mínima de Especialista), obedecendo a normatização proposta pela SEED/MEC de um (1) tutor para um grupo máximo de vinte e cinco (25) alunos e uma equipe de secretaria que atua junto a coordenação de pós-graduação.

 

 

Dados do Curso

Coordenação:

Prof. Dr. Paulo Gomes de Sousa Filho

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Coordenação de Tutoria:

Profª. MSc. Trícia Tamara Boeira do Amaral

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Secretária do Curso:

Profª. Lisandréa Cáurio

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Endereço:

Universidade Federal do Rio Grande, Secretaria de Educação a Distância – SEaD/FURG, Campus Carreiros: Av. Itália, km 8, Bairro Carreiros, CEP 96203-900

 

Contato:

Telefone: (53) 3293-5221