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Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade

Apresentação

A proposta do curso é aprofundar discussões sobre as problemáticas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na diversidade em seu entrecruzamento com culturas locais e questões culturais e sociais de grupos de sujeitos atuantes na educação de pessoas jovens e adultas. A partir das discussões, busca-se avançar na compreensão dos processos pedagógicos no campo da educação de jovens e adultos, o que contribui para compreender educandos e educadores como sujeitos sociais ativos e construtores de história e de cultura.

Disciplinas Moodle

 

Objetivo Geral

Oportunizar a formação continuada de educadores, gestores públicos e profissionais da educação envolvidos com a educação, através do aprofundamento da problemática da diversidade cultural na EJA, por meio da discussão de questões emergentes no cotidiano dos espaços educativos formais e não formais; da utilização das Tecnologias da Comunicação e Informação e da criação de condições críticas para a construção da autonomia cidadã no contexto da cultura local e global e de suas ações pedagógicas na EJA.

 

Objetivos Específicos

  • Proporcionar a formação, com base nas experiências pedagógicas dos próprios educadores, visando à construção de saberes e de fazeres em um processo dialógico de reflexão da prática por meio do registro escrito;
  • Consolidar uma política de educação de jovens e adultos na Zona Sul, por meio da socialização de conhecimentos;
  • Articular a dinamização curricular, nos espaços educativos da EJA, por meio da integração das experiências de vida com os saberes sociais, historicamente produzidos;
  • Promover a produção de ferramentas teórico-metodológicas que alicercem as experiências educativas no campo da Educação de Jovens e Adultos;
  • Introduzir a abordagem da Educação na diversidade com o reconhecimento e a valorização das diversas populações e temáticas a serem tratadas;
  • Apresentar conceitos sobre as diversas populações e temáticas da diversidade;
  • Abordar as alterações da LDB, a qual determina a inclusão de diversos aspectos da história e da cultura negra e indígena brasileira, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil;
  • Desenvolver processos e metodologias de introdução desses conceitos na educação básica;
  • Oferecer seminários, palestras virtuais, materiais didáticos e tecnologias sobre os temas da diversidade;
  • Possibilitar a formação continuada, por meio das redes de discussão dos diversos cursos de formação para a diversidade oferecidos no âmbito da Rede de Educação para a Diversidade;
  • Realizar discussões teóricas, políticas, filosóficas, sociológicas e educativas sobre a problemática da diversidade cultural local e global;
  • Discutir o lugar da diversidade na cultura local, bem como problematizar as políticas públicas de respeito às diferenças e à pluralidade, o envolvimento dos cidadãos nas escolas e em outros espaços educativos, na busca pela produção de redes de sujeitos locais capazes de atuarem, a partir da escola, na reinvenção e superação dos limites culturais contemporâneos;
  • Proporcionar um diagnóstico da cultura local, de seus limites, suas potencialidades e seus saberes de tradição, em especial, aqueles capazes de potencializar a reinvenção rumo ao respeito à diversidade e pluralidade;
  • Capacitar educadores em atividade na Educação básica através do aperfeiçoamento da formação em EJA.

 

Estrutura e Funcionamento

O curso é realizado em módulos, buscando estudar, discutir e analisar os conhecimentos teórico-práticos que envolvem a Educação de Jovens e Adultos para a Diversidade. Para o planejamento do curso, é utilizado o espaço da Universidade Aberta do Brasil/FURG. A fim de estruturar as disciplinas e o material didático, recorre-se ao acúmulo dos grupos de Pesquisa, à produção acadêmica dos envolvidos, bem como ao material disponível no portal MEC, no Ministério da Cultura e no IPHAN (domínio público, salto para o futuro, dados dos município através das informações IBGE, saberes tradicionais).

A produção do material, a partir daí, é realizada pelos professores e é adequada coletivamente, a fim de aprofundar os estudos, as atividades, a problemática em foco e sua posterior discussão e aprofundamento local – nos polos do curso – com os envolvidos em cada município. A produção global (dos professores em contato com os alunos bem como dos trabalhos destes) deverá constituir um livro virtual, na plataforma do curso, com o produzido pelos alunos e professores, para posterior uso, dos núcleos de pesquisa referidos. Esta produção também aponta para outras ações formativas para os acadêmicos envolvidos, em especial, para a continuidade dos estudos em cursos de Especialização em EJA.

Estrutura do Curso

  • Módulo 1

Ambiente escolar

Públicos da desigualdade social

Direitos Humanos e Alfabetização digital

  • Módulo 2

Metodologia de Pesquisa e Intervenção I

Meio Ambiente

Atualizações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

  • Módulo 3

Educação de Jovens e Adultos na Diversidade

EJA e o mundo do trabalho

Histórico, Legislação e Políticas Públicas em EJA

  • Módulo 4

Aspectos pedagógicos da EJA

  • Módulo 5

Metodologia de Pesquisa e Intervenção II

 

Dados do Curso

Coordenação

Drª. Vanise dos Santos Gomes

 

Endereço

Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Universidade Federal do Rio Grande – FURG IE/FURG – Instituto de Educação/IE Campus Carreiros Av. Itália Km 8, s/n – Rio Grande – RS CEP: 96201- 900 CAIXA POSTAL: 474

 

Contato:

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