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Cursos Pós-Graduação Educação em Direitos Humanos

Educação em Direitos Humanos

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Apresentação:

Entende-se que é urgente e fundamental o reconhecimento e o respeito aos Direitos Humanos a partir de uma Educação em e para os Direitos Humanos (EDH). Por isso, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos da FURG – um centro interdisciplinar de pesquisa e extensão voltado para a socialização e interlocução de saberes e à produção coletiva e colaborativa de experiências acerca dos Direitos Humanos e Fundamentais – apresentou-se e foi contemplado pelo Edital público Nº. 6 de 01/04/2009, que o habilitou a ofertar e coordenar o Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos (PGEDH).

 

Objetivo Geral

O principal objetivo do PGEDH é desenvolver ações que promovam processos de ensino e aprendizagem ativos, criativos e participativos, e que tenham como essência e fundamento a Educação em e para os Direitos Humanos. Além disso, busca-se a implementação de uma cultura da paz, solidariedade e de respeito à dignidade humana; cultura esta que permita aos atores sociais adotarem atitudes transformadoras, a fim de diminuir a distância entre o discurso e a prática no cotidiano da comunidade escolar e na sociedade.

 

Objetivos Específicos

  • Formar multiplicadores do conhecimento dos direitos expressos no Plano Nacional de Direitos Humanos e no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, de forma a favorecer a articulação de parcerias, políticas e ações educacionais afirmativas para transformar atitudes e comportamentos na escola e em seu entorno, rumo à construção de uma cultura de EDH;
  • Qualificar, consolidar e ampliar as ações de ensino, pesquisa e extensão do NUPEDH/FURG, na EDH;
  • Promover intercâmbio técnico-científico com outros núcleos/grupos de estudos e pesquisa nacionais e internacionais que atuam com a questão dos DH e da EDH.

 

Estrutura e Funcionamento

O Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos, na modalidade a distância, está em consonância com a legislação educacional vigente, na busca por atender às políticas que dispõem sobre a inclusão escolar e social. Isto significa possibilitar a acessibilidade curricular da pessoa com deficiência nas diferentes áreas do conhecimento, bem como às políticas que tratam das diversidades culturais e étnico-raciais brasileiras, que permitem uma inclusão escolar mais equânime.
Organiza-se em quatro fases, que correspondem a uma lógica sequencial considerada importante ao desenvolvimento do processo pedagógico com utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (TIC).

 

Estrutura do Curso

 

Linhas de Pesquisa

O Curso de Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos (PGEDH) está estruturado em três linhas de pesquisa que correspondem a interfaces particulares dentro do enfoque inter e transdisciplinar adotado pelo Curso. Pode-se perceber que, a partir do desdobramento da proposta da área de concentração focada na Educação em Direitos Humanos, as três linhas de pesquisa abarcam as seguintes dimensões: a primeira, voltada para os Fundamentos em Direitos Humanos, a segunda dimensão, relacionada à análise da Diversidade nos Direitos Humanos, e a terceira, que se articula, especificamente, com os Direitos Humanos no Contexto Escolar e seu entorno.

 

Descrição das Disciplinas

  • FUNDAMENTOS JURÍDICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Esta disciplina aspira discutir a incorporação dos Direitos Humanos na legislação brasileira e sua importância na constituição de novos sujeitos de direito. Considerará, ademais, as Instituições incumbidas da promoção dos direitos humanos, bem como os respectivos remédios processuais cabíveis para sua plena defesa.

  • FUNDAMENTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

A disciplina em questão tem como um dos seus principais objetivos estudar e compreender as teorias políticas que abordam as diferentes concepções de cidadania, de democracia e de Estado de Direito e sua inter-relação com os direitos humanos, sobretudo no que concerne aos valores de liberdade, igualdade e solidariedade.

  • FUNDAMENTOS EDUCACIONAIS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Fundamentada na noção de construção coletiva de uma cidadania democrática, crítica e ativa, esta disciplina enfatiza as práticas educativas e metodológicas que conduzam à promoção, proteção e defesa dos direitos humanos. Baseia-se nas diretrizes da ONU, para a inserção dos direitos humanos no ensino formal e não formal; no Plano Mundial de Educação em Direitos Humanos; no Plano Latino-Americano de Educação em Direitos Humanos e no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, com ênfase na Educação Básica e no Ensino Superior.

  • FUNDAMENTOS ÉTICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Partindo-se das concepções de ética, justiça e cidadania, esta disciplina objetiva proporcionar uma reflexão sistematizada sobre as problemáticas e os fundamentos filosóficos inerentes aos Direitos Humanos.

  • PLANO DE AÇÃO EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Através de um conjunto de ações educativas planejadas e articuladas com os cursistas, esta disciplina objetiva promover a construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos, considerando o contexto local e a educação básica. Organiza-se um conjunto de ações educativas em Direitos Humanos, articuladas e focadas principalmente no contexto escolar e comunitário.

  • DIVERSIDADE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Esta disciplina pretende contribuir para o desenvolvimento de uma percepção crítica da exclusão social das populações indígenas e afrodescendentes no Brasil, a fim de promover o desenvolvimento da consciência da necessidade de erradicação da pobreza, a redução das desigualdades sociais e o combate a todas as formas de preconceitos e discriminação.

  • DIVERSIDADE E GÊNERO

Esta disciplina almeja promover o debate sobre a importância da construção da igualdade nas relações de gênero na sociedade brasileira, com vistas a encontrar meios eficazes para combater todas as formas de violência e discriminação contra a mulher.

  • DIVERSIDADE: SEXUALIDADE E ORIENTAÇÃO SEXUAL E AFETIVA

Esta disciplina abordará a sexualidade numa perspectiva democrática e ampla, ao envolver e analisar os chamados “direitos sexuais”, a partir dos princípios fundamentais e das dimensões que envolvem o exercício da sexualidade. Liberdade, igualdade e não discriminação, bem como a proteção da dignidade humana são os fundamentos que estruturam o desenvolvimento de um direito democrático da sexualidade, compatível com o pluralismo e a laicidade requeridas pelas sociedades democráticas contemporâneas.

  • FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Esta disciplina pretende, através do resgate de alguns eventos históricos e seus respectivos contextos, entender o significado das primeiras declarações de direito. Igualmente, a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), busca-se encontrar os fundamentos históricos dos direitos humanos, considerando-os a partir de suas características de universalidade, inalienabilidade e inviolabilidade.

  • DIREITOS HUMANOS: AMBIENTE ESCOLAR E PRÁXIS PEDAGÓGICA

Esta disciplina pretende refletir sobre a prática pedagógica e dialogicidade na constituição das relações entre os sujeitos da comunidade educativa e, em particular, acerca das possibilidades de uma experiência vivencial da práxis de Direitos Humanos na Escola.

  • METODOLOGIA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Esta disciplina objetiva fornecer subsídios metodológicos e técnicos para instrumentalizar a pesquisa em direitos humanos e a respectiva elaboração do artigo de conclusão do curso.

 

Dados do Curso

Coordenação

Profª Sheila Stolz da Silveira

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Secretário do Curso

Eduardo Pias

 

E-mail de contato

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Endereço

Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Secretaria de Educação a Distância – SeaD

Campus Carreiros Av. Itália Km 8, s/n° Rio Grande - RS CEP: 96200- 900