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Especialização para Professores de Matemática


Objetivo Geral

Oportunizar formação continuada e atualização de conhecimentos – por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e da consideração das tendências de pesquisa e ensino de Matemática – aos docentes matemáticos que estão em exercício, bem como aos recém-graduados em cursos de Licenciatura em Matemática.

 

Objetivos Específicos

  • Fornecer embasamento teórico em Matemática;
  • Identificar e aplicar novas tecnologias de ensino e pesquisa em Matemática;
  • Usar a informática como instrumento para uma melhoria da qualidade do Ensino Fundamental e Médio;
  • Utilizar a Internet para o ensino a distância, bem como para a comunicação e divulgação de pesquisa e estudos;
  • Discutir conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental e Médio, bem como alternativas metodológicas de ensino;
  • Produzir material científico e didático no âmbito da proposta curricular do curso, com vista à difusão e ampliação do conhecimento na área da Educação e Matemática;
  • Estimular o raciocínio matemático, pela habilidade de resolver problemas contextualizados;
  • Buscar soluções para problemas reais, recorrendo a conceitos matemáticos.

 

Estrutura e Funcionamento

A fim de despertar, nos discentes do Ensino Fundamental e Médio, o interesse pela Matemática, a metodologia do Curso de Especialização para Professores de Matemática terá como principal destaque o desenvolvimento de referenciais teóricos e metodológicos com prática em sala de aula.

A organização do curso será baseada nas quatro fases que correspondem a uma lógica sequencial considerada como importante para o processo de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de forma pedagógica:

  1. Fase de preparação dos materiais relativos às questões teóricas e práticas que envolvem a utilização pedagógica das TIC na modalidade de EaD, os quais são usados pelos professores que atuam no curso.
  2. Fase de apresentação das disciplinas, por módulos de estudos, em relação às questões teóricas e práticas que envolvem a utilização pedagógica das TIC na EaD.
  3. Fase de instrumentalização tecnológica dos alunos.
  4. Fase construtiva, em que se busca o desenvolvimento ou aperfeiçoamento das competências necessárias para que os alunos possam explorar os potenciais oferecidos pelas TIC. Como exemplos disso, destacam-se: pesquisas na Internet, comunicação entre professores e alunos, atividades programadas de acesso regular à plataforma do curso e encontros presenciais com professores e tutores nos Polos.

O curso se organiza em quatro módulos que ocorrem semestralmente e estão organizados de forma a possibilitar discussão e experimentação de conhecimentos teórico-práticos, por meio de leituras, debates, realização e apresentação de trabalhos, fóruns, listas de discussão e atividades on-line e off-line, de acordo com as propostas pedagógicas das disciplinas que os compõem.

Nessa concepção de curso, um módulo é entendido como um conjunto didático-pedagógico, sistematicamente organizado em disciplinas, as quais auxiliam no desenvolvimento de competências profissionais significativas para articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho de atividades profissionais.

As interações serão efetivadas via ambiente virtual (Plataforma Moodle), utilizando videoconferências, correio eletrônico, listas de discussão, fóruns de debate. Também estão previstos encontros presenciais entre alunos, professores e tutores nos Polos ou na sede. Nos encontros finais de cada módulo, serão realizadas atividades de avaliação das disciplinas, tais como seminários, provas e apresentação de trabalhos, a critério do professor.

A partir do módulo 3, os alunos são orientados para realização dos trabalhos de conclusão do curso. O curso proposto, na modalidade a distância, está em consonância com a legislação educacional vigente, na busca por atender às políticas que dispõem sobre a inclusão escolar e social. Isto significa possibilitar a acessibilidade curricular do aluno com necessidades especiais nas diferentes áreas do conhecimento, bem como atender às políticas que tratam das diversidades culturais e étnico-raciais brasileiras, que permitem uma inclusão escolar mais igualitária.

 

Estrutura do Curso

  • Módulo 1

Tecnologias Digitais para o Ensino de Matemática (60h)
Métodos de Contagem e Estatística (60h)

  • Módulo 2

Fundamentos de Álgebra (60h)

Geometria Analítica e Dinâmica (60h)

  • Módulo 3

Números reais e complexos (30h)
Metodologia de Pesquisa em Matemática (60h)
Projeto de Ação Matemática (30h)

  • Módulo 4

Trabalho de Conclusão de Curso (60h)

 

Dados do Curso

Coordenação

Profª. Msc. Adriana Elisa Ladeira Pereira

 

Endereço

Universidade Federal do Rio Grande – FURG

IMEF – Instituto de Matemática, Estatística e Física

Campus Carreiros Av. Itália Km8, s/n – Rio Grande – RS CEP: 96201- 900

 

Contato

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